Título: Mãe e filha juntas em filme, pela primeira vez na carreira
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 13/05/2005, Brasília, p. D8
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres marcam o elenco de Casa de Areia
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres estão juntas pela primeira vez em um filme. Mãe e filha na tela e na vida real, as duas fazem parte do elenco de Casa de Areia, que estréia hoje nos cinemas da cidade. O filme foi dirigido por Andrucha Waddington e produzido por Luis Carlos Barreto com o orçamento de R$ 8,6 milhões. A narrativa se passa nos Lençóis Maranhenses entre 1910 e 1969 e mostra o drama de uma família obrigada a viver em um lugar inóspito e isolado. Áurea (Fernanda Torres) e sua mãe, Dona Maria (Fernanda Montenegro) são levadas para uma região rodeada de areia em busca das terras compradas pelo marido de Áurea, o português Vasco (Ruy Guerra). As terras, no entanto não se mostram tão prósperas e Áurea se desespera na tentativa de sair daquele lugar.
Após um acidente, Vasco morre e as duas ficam sozinhas no lugar. Áurea não pode ir embora, pois está grávida e sua mãe não tem condições de caminhar até a cidade mais próxima. Em um povoado originário de um antigo quilombo, elas encontram Massu (Seu Jorge), que passa a ser o único suporte das duas.
A passagem de tempo é percebida pelo envelhecimento dos personagens e por três fatos que marcaram a história mundial. Os atores revezam a interpretação dos personagens. Fernanda Montenegro, por exemplo, é Dona Maria, Áurea aos 60 e aos 87 anos e Maria, a filha de Áurea, aos 58 anos.
A visita de cientistas ingleses em uma expedição ao Nordeste do Brasil para comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einsten, em 1919, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a chegada do homem à Lua, em julho de 1969, ajudam a localizar o espectador no tempo do filme.
A idéia de Casa de Areia nasceu a partir da fotografia de uma casa abandonada, parcialmente soterrada pela areia, localizada no Nordeste. O cenário do filme captura a história desta foto narrada ao diretor Andrucha Waddington pelo produtor Luiz Carlos Barreto, que já tinha a intenção de fazer um filme sobre o tema.
O roteiro de Casa de Areia levou dois anos para ser concluído, a equipe visitou o Parque Nacional 11 vezes e as filmagens duraram três meses. A pré-estréia do filme aconteceu na quarta-feira, na abertura do Vivo Open Air, no pontão do Lago Sul. O diretor, Andrucha Waddignton e sua esposa, Fernanda Torres, compareceram ao evento.