Título: Lula inicia viagem de apoio a candidatos do PT
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2004, O País, p. A-2
Em Curitiba, presidente grava depoimento a favor de Ângelo Vanhoni
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem em Curitiba, na primeira de uma série de viagens que planeja fazer a cidades onde o PT concorre ao segundo turno das eleições municipais. Lula resolveu reforçar a campanha de Ângelo Vanhoni (PT), que disputa a prefeitura com o tucano Beto Richa. Hoje, segue para São Paulo onde participará da abertura do Salão Internacional do Automóvel.
Em Curitiba, ontem, Lula cumpriu extensa agenda oficial. Logo que chegou, participou da inauguração das novas instalações do Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná. A obra foi construída com recursos do Ministério da Saúde, que entrou com cerca de R$ 10 milhões, mais R$ 1,6 milhão de contrapartida do Estado do Paraná.
Antecipando a chegada do presidente, o candidato Vanhoni fez discurso na noite anterior, em comício para 8 mil pessoas, que teve como tônica a reestruturação do sistema de saúde da capital paranaense.
Depois da inauguração, Lula almoçou com o governador Roberto Requião (PMDB). O cardápio, além do barreado - prato típico do Paraná, um tipo de carne cozida desfiada, acompanhada de arroz, farinha de mandioca e banana - contou também com uma longa conversa sobre a candidatura petista em Curitiba.
À tarde, o presidente fez palestra sobre o momento político e econômico do Brasil. À noite, Lula gravou depoimento para o programa de TV do candidato petista.
A visita de Lula a Curitiba provocou protestos. As paredes do prédio da Superintendência Regional do INSS e do teatro da Caixa Econômica Federal amanheceram pichadas com as frases Lula ladrão, Lula invasão e Lula kd [cadê]os 10 milhões de empregos. Ninguém assumiu a ação. Os prédios pichados são vizinhos da sede da Associação Comercial do Paraná, onde Lula fez a palestra. Não foi possível apurar se o presidente viu ou foi informado das pichações. Durante toda a programação, ele não deu entrevistas.