Título: Fernando Henrique em campanha
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2004, O país, p. A-2

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, depois de ter declarado sua intenção de não participar de qualquer campanha eleitoral este ano, fez ontem sua primeira aparição no horário gratuito de rádio e TV. Ele e o candidato a prefeito de São Paulo, José Serra, foram as estrelas do programa de Welson Gasparini (PSDB), líder nas pesquisas de intenção de voto em Ribeirão Preto.

Em depoimento de quase um minuto, FH falou da importância de Ribeirão Preto como pólo de desenvolvimento regional. Segundo ele, a ''cidade tem um futuro promissor que, para ser consolidado, precisa de um prefeito experiente e competente como Gasparini''. O candidato tucano já foi prefeito de Ribeirão Preto três vezes e disputa a eleição com o deputado federal Baleia Rossi (PMDB).

FH deixou clara a importância para o PSDB de vencer a eleição na cidade, que foi administrada até novembro de 2002 por Antonio Palocci, ministro da Fazenda. O candidato de Palocci, seu ex-vice-prefeito, Gilberto Maggioni (PT), amargou o terceiro lugar no 1º turno.

Gasparini tem 58% das intenções de voto, mais do que o dobro do adversário Baleia Rossi, com 23%, segundo a última pesquisa do Ibope. Teoricamente, a campanha tucana poderia dispensar a participação dos caciques do PSDB.

- Com a gente, não tem essa história de ''já ganhou'' - justificou Welson Gasparini Júnior, coordenador da campanha e filho do tucano.

A campanha de Rossi, por outro lado, que esperava o apoio do PT e até uma participação de Palocci, teve de se contentar com um depoimento do líder petista local e ex-prefeito Sérgio Roxo.

A coordenação da campanha de Serra planeja usar dados das gestões de Palocci em Ribeirão Preto contra a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Como uma das estratégias do PT é atacar a administração de FH e seu programa de privatizações, o PSDB quer mostrar os resultados de privatizações promovidas por Palocci na cidade.