Título: Juíza recebe apoio
Autor: Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 19/05/2005, País, p. A4

Folhapress

Cerca de cem pessoas participaram do ato, realizado em frente ao Fórum Nilo Peçanha, em Campos, para defender a juíza Denise Appolinária dos Reis Oliveira. Ela esteve no local, mas não discursou. Juízes, promotores e advogados das regiões norte e noroeste do Estado, além de lideranças das categorias estavam na manifestação. Segundo os participantes, o protesto teve o objetivo mostrar à sociedade a importância da democracia.

- Esse não é um ato em defesa de um magistrado, mas sim da magistratura. O magistrado não pode sofrer pressão seja de forças econômicas ou políticas - disse o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador José de Magalhães Peres.

Na sexta-feira, Denise Apolinária tornou inelegíveis a governadora Rosinha Matheus, e o presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, por crime eleitoral, nas eleições municipais do ano passado. Os dois foram acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos.

Em resposta à decisão, o ex-governador do Rio acusou a juíza ser simpatizante do PT e de ter cometido injustiças em sua decisão, que teria viés político.