Título: Acordo Varig-TAP sai em duas semanas
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 19/05/2005, Economia & Negócios, p. A19

Zylbersztajn também quer parceiro brasileiro para a empresa

A Varig deve assinar em duas semanas o contrato definitivo com a TAP. O anúncio foi feito ontem pelo diretor do Conselho Administrativo da Varig, David Zylbersztajn, após reunião reservada com o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar. Durante o encontro, Zylbersztajn apresentou ao vice-presidente o memorando de entendimento assinado com os portugueses.

- Detalhamos o acordo com a TAP porque o governo é um ator essencial no processo. Mas, neste momento, não estamos tratando do encontro de contas - afirmou Zylbersztajn, lembrando da ação que pode significar R$ 2,5 bi para a Varig como reparação pelo congelamento de tarifas nos anos 80.

Sem detalhar a reestruturação, Zylbersztajn afirmou que ainda não ''bateu o martelo'' com relação à TAP, que deverá assumir até 20% do capital da Varig. Segundo ele, o conselho trabalha com outras propostas e a idéia é fazer da empresa portuguesa um ''agente estratégico'' para buscar novos parceiros.

Zylbersztajn descartou ainda a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ser o gestor temporário da Varig.

José Alencar disse que a negociação da Varig com a TAP mostra que as coisas estão ''caminhando bem'' sem a intervenção do governo.

Ontem, o presidente da Varig, Henrique Neves, esteve com o vice-presidente da área de atacado do Banco do Brasil, Lima Neto. De tarde, participou de uma reunião fechada na Câmara dos Deputados e se encontrou com o presidente da Infraero, Carlos Wilson.