Título: Valmir assume o PP local
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/05/2005, Brasília, p. D1

Senador já é novo presidente da executiva regional

O senador Valmir Amaral assumiu ontem a presidência do PP-DF. O empresário protocolou no Tribunal Regional Eleitoral ato da Executiva Nacional do partido, assinado no dia 29 de abril pelo presidente Pedro Corrêa (PE), no qual Amaral é identificado como novo presidente da legenda no lugar do ex-vice-governador Benedito Domingos, que passa a ser vice-presidente da sigla. A substituição faz parte de um projeto político para as eleições de 2006, que poderá aproximar o senador Paulo Octávio (PFL) da legenda. Na prática, com a comissão provisória aprovada pela Executiva o senador configura nos quadros do PP desde a assinatura do ato. Mas não teria divulgado a saída do PMDB pois estaria negociando com Benedito, nos últimos dois meses, os cargos em âmbito regional. Sem sucesso na tentativa de acordo, Amaral emplacou nove dos 15 nomes que compõem a Executiva regional.

Aliados de Benedito consideram a decisão um erro. O JB não conseguiu contato com o líder evangélico.

Apesar das críticas, o senador congregou apoio de alguns insatisfeitos com a posição tomada por Benedito nas eleições de 2002, quando desvinculou-se de Joaquim Roriz, de quem havia sido vice na legislatura anterior, concorrendo sozinho ao GDF. No segundo turno, o pepista abraçou a campanha de Geraldo Magela (PT) contra Roriz.

- Isso acabou prejudicando a campanha de Jofran Frejat ao senado. E eu me candidatei a distrital porque sem a composição não teria coeficiente eleitoral suficiente para me eleger federal - disse o secretário de relações institucionais, Wigberto Tartuce.