Título: Roriz suspende construções em áreas verdes
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/05/2005, Brasília, p. D4
Restaurantes não serão mais erguidos nas quadras 208 e 211 Sul
A construção dos Restaurantes de Unidade de Vizinhança nas 208 e 211 Sul está descartada. Ontem, o governador Joaquim Roriz tranqüilizou os moradores das CLS 200. - As construtoras não vão mais edificar estabelecimentos comerciais nas áreas verdes daquelas quadras - garantiu o governador durante reunião com um grupo de moradores na residência oficial de Águas Claras.
A decisão do governador foi elogiada pelos líderes comunitários, entre eles a presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Heliete Bastos.
- Foi uma grande vitória. Era isso o que esperávamos do governador. Com esta solução, ele reforça sua preocupação em resguardar a qualidade de vida da comunidade do DF - disse, acrescentando que a medida adotada por Roriz demonstra que ele está em sintonia com a comunidade.
Roriz garantiu que, atendendo reivindicação da comunidade, o meio ambiente será preservado.
- Vamos replantar todas as árvores que foram retiradas da Quadra 211 - afirmou.
O governador disse que, em negociação com os proprietários das construtoras, que já haviam colocado tapumes nas áreas verdes das quadras 208 e 211 e cortado árvores na 211 Sul - ficou acertado que o GDF pagará os valores correspondentes aos preços atuais dos lotes.
- Vamos avaliar o valor dos lotes e dar às construtoras um crédito. Com isso, os proprietários poderão participar de qualquer licitação pública de terreno do GDF, e pagar com este crédito. Afinal, eles adquiriram os terrenos em 1994, e não podem ficar no prejuízo - explicou o governador.
Roriz anunciou ainda que dia 25, às 15h, será assinado um termo de compromisso de ambas as partes, com o aval do Ministério Público e do Iphan, para formalizar o acordo. Os representantes das Quadras 208 e 211, que participaram da reunião, saíram bastante satisfeitos com a decisão do governador. Eles levaram um abaixo-assinado com cerca de 3,5 mil assinaturas de moradores contrários à construção de estabelecimentos comerciais nas áreas verdes daquelas quadras.
Deuza Gomes da Rosa, prefeita da 211 Sul, também destacou o interesse do governador em resolver o problema da melhor forma possível para beneficiar os moradores.
- Ele demonstrou sensibilidade aos nossos apelos. Temos certeza de que mantendo nossos espaços verdes, a qualidade de vida daqueles que escolheram essa cidade para viver, continuará sempre preservada - afirmou.