Título: O desabafo do presidente
Autor: Leila Youssef
Fonte: Jornal do Brasil, 20/05/2005, País, p. A3

Folhapress

Queixando-se da política praticada por sua base no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu reagir e afirmou, num desabafo a quatro governadores e dois ministros, que não vale a pena pagar o preço, cobrado pelos aliados, para garantir sua reeleição. Lula, segundo seus convidados, se referia à exigência de cargos e de atendimento às emendas de parlamentares. Presente ao encontro, o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), contou que Lula disse que não estava disposto a ceder às pressões políticas.

-Não vou pagar esse preço - teria dito.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que Lula pediu apoio à sua reeleição.

- A tendência é afunilarmos a discussão. Em breve estarei reunido com o presidente em uma audiência - afirmou.

Também estavam presentes os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem-partido), e da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), além dos ministros Ciro Gomes (Integração Nacional) e José Dirceu (Casa Civil). No jantar, regado a costela de boi, o presidente que lamentava que, num momento de recuperação econômica, tenha de se ''sentar com Severino Cavalcanti para negociar cargos''. E, dizendo ter uma história de vida, duvidou que seus eleitores pensem que compactue com a política da Casa.

Lula também apontou seu partido, o PT, como responsável pela tormenta que o governo atravessa. O presidente chegou a admitir que a disputa interna pelo direito de concorrer ao governo de São Paulo contaminara as relações no Legislativo.