Título: Em novo piso, dólar fecha a R$ 2,448
Autor: Daniel Pereira e Karla Correia
Fonte: Jornal do Brasil, 20/05/2005, Economia & Negócios, p. A22
O dólar recuou 0,49% e fechou ontem a R$ 2,448, menor valor desde maio de 2002. A trajetória de queda da moeda foi acentuada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira, que elevou de 19,5% para 19,75% ao ano a taxa básica de juros.
A desvalorização decorreu da reação do mercado à nova elevação. Com taxas de juros mais altas no país, ganha força a tese de que pode aumentar a entrada de capital especulativo estrangeiro no mercado - movimento que amplia a oferta de moeda e, conseqüentemente, derruba a cotação do dólar.
Mais uma elevação da taxa Selic foi interpretada por analistas como sinal de que o BC realmente está mais preocupado com a meta de inflação do que com a taxa de câmbio.
A taxa de juros maior acende a perspectiva de redução dos investimentos na Bolsa de Valores. Assim, o Ibovespa fechou com queda 0,28%, tendo registrado desvalorização de 1,28% durante o pregão. A maior desvalorização foi registrada nas ações preferenciais da Tele Leste Celular (-7,84%).
Com Folhapress