Título: Rei exalta futebol carioca, os dois Ronaldinhos e Zico
Autor: Márcio Mará
Fonte: Jornal do Brasil, 20/05/2005, Esporte, p. A28

Entrevista: Pelé

Palavra de rei é sempre palavra de rei. Pouco depois de receber, ao lado do diretor Aníbal Massaini Filho, o prêmio Cidade de Roma, o Arcobaleno Latino, pelo documentário Pelé eterno, o Atleta do Século, em entrevista exclusiva ao Jornal do Brasil, arrumando as malas rumo ao aeroporto, falou da emoção de pisar em Cannes e, logicamente, de futebol. Além de elogiar a missão de paz de Ronaldinho no Oriente Médio e celebrar a grande fase de Ronaldinho Gaúcho, campeão espanhol e malabarista da bola, lembrou a habilidade de Garrincha, Didi e Zizinho, elegeu Zico o vice-rei, consagrou Robinho como a sensação do futebol brasileiro e comemorou a volta dos cariocas à liderança do campeonato nacional.

O fato de roubar a cena em Cannes no festival de cinema pouco depois de os Ronaldinhos serem notícia representou, segundo Pelé, um ponto positivo para o Brasil. Ronaldinho Gaúcho deu o título espanhol para o Barcelona no sábado e levou 900 mil catalães às ruas nas comemorações nas ruas no domingo. Ronaldinho esteve na Cisjordânia e em Israel em programa de paz da Organização das Nações Unidas. Estimulou a integração de crianças israelenses e palestinas na prática do futebol, recebendo cumprimentos de líderes como o vice-primeiro-ministro de Israel, Shimon Peres, e o primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei.

¿ É bom ver o Brasil brilhando no mundo todo. Adorei o Ronaldinho na missão de paz no Oriente Médio. Senti uma ponta de orgulho nisso, fui eu que abri as portas como embaixador da ONU para a paz. E o Ronaldinho Gaúcho está sobrando. No momento, é o melhor jogador do mundo, e mereceu o título espanhol ¿ disse Pelé, que recebeu ontem em Cannes, conforme antecipou na quarta-feira o Jornal do Brasil, o prêmio Cidade de Roma, Arcobaleno Latino.

O tão falado malabarismo com a bola de Ronaldinho Gaúcho tem também impressionado o Rei do Futebol, que no entanto fez questão de lembrar craques de outras épocas.

¿ Não se pode negar a habilidade do Ronaldinho Gaúcho com a bola. Mas não podemos esquecer que ele é de uma geração favorecida pelo vídeo, pela TV. Imagina o Garrincha hoje jogando, como não seria endeusado. E o Didi, o Zizinho? Eles tiveram muita desvantagem por causa disso. Pelé acabou de vez com a dúvida com relação a quem mais se aproximou de seu futebol. Um outro camisa 10, da maior torcida do Brasil, recebe a coroação de vice-rei.

¿ Pelo estilo e a forma como jogava, o Zico foi quem mais chegou perto, quem mais se pareceu comigo. Eu, além de fazer gols, armava as jogadas para os outros fazerem. O Ronaldinho e o Romário também são artilheiros, mas atuam como centroavantes, homens de área. Eu, não. E o Zico está no mesmo caso ¿ disse Pelé, sem citar o argentino Maradona.

Apesar do vaivém das viagens, Pelé acompanha de longe o futebol de seu país. Vibra com a boa fase de Robinho, jogador que descobriu ainda menino no Santos, e está contente com a dupla carioca Botafogo e Fluminense liderando o Campeonato Brasileiro.

¿ O Robinho é hoje o melhor jogador do Brasil, está sobrando. Pena que o Santos perdeu para o Flamengo no fim de semana. Mesmo assim, é muito bom ver o Rio de Janeiro de volta à liderança do Campeonato Brasileiro, com clubes como Botafogo e Fluminense. Aumenta a motivação, é bom para todo mundo.

O Rei do Futebol sabe que o atacante do Santos está de malas prontas para o futebol europeu, seguindo o exemplo dos principais astros brasileiros. O que faz Pelé disparar novas críticas aos dirigentes.

¿ É um absurdo que os clubes brasileiros estejam na situação em que estão e não consigam segurar seus principais jogadores. Algo precisa ser feito. O caso de clubes como Flamengo, Vasco, Grêmio e outros é muito preocupante.

Feliz com a repercussão de Pelé eterno no exterior, Pelé viveu duas emoções especiais na quarta-feira à noite, com a exibição do filme na Praia de Croissette; e ontem, com a premiação no hotel do filme de Anibal Massaini. O Cidade de Roma, Arcobaleno Latino, foi conquistado ano passado com Diários de motocicleta, de Walter Salles Jr., documentário sobre a juventude do líder de Cuba Ernesto Che Guevara.

Concorreram ao prêmio, criado pelo cineasta italiano Gillo Pontercorvo e conferido pela União Latina, produções de mais de 30 países. Segundo os organizadores, Pelé eterno ¿é um documentário que mostra inteligentemente a figura humana e uma parábola esportiva sobre o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, unindo uma extensa pesquisa, uma narrativa de impacto e histórias sobre a vida do atleta, num filme elegante e competente que fortalece a história e a cultura dos esportes e do povo brasileiro¿.

¿ O prêmio é especial, coroou todo o nosso esforço. Na exibição do filme, foi uma ovação emocionante dos populares e dos artistas quando subi as escadarias do palais (palácio). Tudo muito bonito e emocionante. O assédio foi enorme. Fica difícil dizer que artista não veio pedir autógrafo ¿ afirmou, com o eterno sorriso de rei.

Pelé eterno mostra mais de 300 gols dos 1.281 marcados pelo ex-jogador em toda a carreira. A boa venda em DVDs (200 mil cópias) compensou a baixa bilheteria no cinema, levando muitos jovens que não o viram jogar a ter a noção exata de quem foi o Atleta do Século e melhor jogador de todos os tempos escolhido pela Fifa. A divisão deste último prêmio com Maradona se deu porque o astro argentino foi o mais votado pela internet, e justamente por esses jovens que não conheceram a carreira de Pelé.

Após essa divisão, os dois ex-jogadores aumentaram a troca de rusgas nos últimos anos. Mesmo assim, Pelé sempre acenou com a possibilidade de paz. Ontem, enquanto o brasileiro arrumava as malas para retornar ao Brasil, Maradona, que vai ganhar em Buenos Aires um programa de TV, revelava a intenção de convidar ¿seus amigos¿ Pelé e Ronaldinho.

¿ Sei que virão porque são grandes personalidades ¿ disse, fumando o cachimbo da paz para o Rei.