Título: Roriz mantém Maciel na Secretaria de Saúde
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 20/05/2005, Brasília, p. D1
O governador Joaquim Roriz colocou ontem uma pedra em cima das negociações que havia começado a fazer com os seis deputados distritais do PFL, Prona e PP, sobre possíveis substituições na Secretaria de Saúde. Ao confirmar, em sua cota pessoal, a permanência de José Geraldo Maciel à frente da pasta, Roriz descartou as chances de atender novos pedidos dos rebeldes, que estão rompidos com o governo. E durante a visita que fez à sede da secretaria pela manhã, demonstrando o prestígio do aliado, o governador mandou um recado para os parlamentares: ''Saúde não é questão política, mas técnica. Maciel terá autonomia para mudar quem quiser. Não aceitarei interferências estranhas''. Apesar de ter sido indicado para o cargo pelo chamado grupo Pró-Brasília, Maciel rompeu com os parlamentares e estava demissionário desde o último dia 6. O motivo foi a derrubada em plenário de um projeto de lei que autorizaria a entrada do BRB no capital de Corumbá 4. O posicionamento contrário dos seis distritais da base governista foi determinante para a derrota do Executivo, pois a bancada da oposição sozinha não teria voto suficiente para rejeitar a proposta. O resultado irritou Roriz. Além de Maciel, os administradores regionais do Gama e de Itapuã, também indicados pelo grupo devolveram os cargos.
No mês passado, os governistas dissidentes entregaram uma lista com mais de 120 nomes a Roriz, pedindo a substituição de todos os subsecretários e diretores de hospitais, além de chefias. Boa parte deles aparecem envolvidos em denúncias de favorecimento ao hospital Santa Juliana, investigadas pela CPI da Saúde da Câmara Legislativa. As trocas vinham sendo estudadas pelo governador, que chegou a indicar o secretário de Planejamento, Ricardo Penna, como interlocutor das negociações. No entanto, com o placar desfavorável ao governo, Roriz estancou as conversas.
Na segunda-feira passada, a subsecretária de Apoio Operacional da Secretaria de Saúde Claudete Lemos - indicada pela deputada Eliana Pedrosa (PFL), junto com Maciel - foi exonerada. Em seu lugar, entrou José Maria Freire, escolha pessoal do novo secretário.
- No momento estou satisfeito com quem está me assessorando. Quero avaliar os resultados para tomar qualquer decisão. Por enquanto, todos ficam - disse Maciel, acompanhado por Roriz e pelo deputado federal Osório Adriano (PFL).
Maciel prometeu dar continuidade ao Plano de Ação lançado no início do mês, que pretende melhorar o atendimento primário de postos e centros de saúde, evitando o inchaço nos hospitais. Também garantiu uma forte política de compra de medicamentos e de equipamentos para a rede pública. (MS)