Título: Procuração autoriza quebra de sigilo
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 20/05/2005, Brasília, p. D1
Os membros da CPI da Saúde receberam ontem uma procuração do ex-secretário de Saúde Arnaldo Bernardino autorizando a quebra de sigilo bancário e fiscal de suas contas, das de sua esposa, Naira Bernardino, de sua filha Akalenni Bernardino, e de sua empresa, Mater Clínica Ginecológica e Obstetrícia. O médico, a testemunha mais esperada pela comissão, garante que quer ver todas as denúncias esclarecidas. A presidente da CPI, deputada Eliana Pedrosa (PFL), considerou a procuração uma ''peça de ficção''.
- Eu, particularmente, não tenho nenhum interesse em olhar a conta bancária do senhor Bernardino - disse.
Os parlamentares anunciaram ontem que serão quebrados o sigilo bancário, telefônico e fiscal de oito pessoas físicas e de duas empresas, mas não revelou quem seriam os investigados.
Pela manhã foram ouvidos três diretores de hospitais: José Carlos Quináglia e Silva, do Hospital de Base; Evaldo Carneiro Nogueira, do Hospital de Sobradinho; e Ana Maria Raulino de Medeiros Coly, do Hospital do Guará. Eles confirmaram que alguns hospitais particulares do DF não recebiam pacientes da rede pública porque o pagamento era tabelado. O advogado de Bernardino, André Campos Amaral, assistiu aos depoimentos.