Título: Um povo em luta pela identidade
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/05/2005, Intenacional / Além do Fato, p. A11

A crise política boliviana, agravada pela promulgação da nova Lei de Hidrocarbonetos pelo parlamento possui causas estruturais pouco divulgadas até agora pela mídia internacional. Além das questões tópicas de cunho econômico, que em última instância, afetam a toda a América Latina, caberia aprofundar a análise da crise a partir da discussão de pontos históricos que antecedem em muito o quadro crítico da atualidade.

Se levarmos em consideração a tragédia do processo colonial, que transformou a população dos Andes da condição de orgulhosos edificadores do Império Inca em párias do sistema econômico internacional, poderemos entender melhor a crise política contemporânea.

Para ser ter uma idéia da real dimensão da exploração do trabalho em condições sub-humanas nas minas de ouro e prata da América hispânica, após aproximadamente 300 anos de domínio sistemático, a população nativa foi considerada menor que o número encontrado na época da descoberta.

A Bolívia faz parte do que o antropólogo Darcy Ribeiro denominou certa vez como povos testemunhos , pela construção de um país voltado para o resgate de sua identidade. Não se trata de um mero sentido de restauracionismo de um período perdido da sua História, mas da busca de instituições que possam espelhar objetivamente costumes e valores negados à maioria da sua população.

Os bolivianos, herdeiros das glórias do período pré-colonial, que se expressam sobretudo nas línguas quechua e aymara, não se sentem representados politicamente no modelo de Estado pós-colonial implantado pela minoria criolla, em função de suas matizes eurocêntricas.

A Petrobras, no afã de substituir a matriz energética do Brasil, ou de tornar o setor menos vulnerável às oscilações do dólar, fez investimentos pesados na Bolívia sem levar em consideração a clara vulnerabilidade estrutural daquele país. A crise boliviana, a exemplo do que outros países do denominado alto-Peru enfrentam, possui os seus mandamentos.