Título: DF tem 100 mil empresas informais
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/05/2005, Brasília, p. D3

Setor emprega quase 140 mil sem carteira assinada e tem lucro líquido mensal médio de R$ 1 mil

O número de empresas informais no DF passou de 82.134, em 1997, para 95.720, em 2003, segundo a pesquisa de Economia Informal Urbano, do IBGE. O lucro médio mensal dessas empresas era de R$ 1.044, em outubro de 2003. O setor informal emprega 138.993 trabalhadores. A maioria dessas empresas são geridas por uma única pessoa, sendo que mais de 16 mil empregam até cinco funcionários.

A maioria das empresas informais está concentrada no ramo de comércio e reparação (28.142), seguido por construção civil (18.000) e indústria da transformação e extrativa (14.919).

Segundo a pesquisa, 65% dos empresários informais trabalham fora de casa. Enquanto, 26% realizam suas atividades em fundo de quintal.

A informalidade, segundo o chefe IBGE/DF, Walker Moura, é estimulada pela falta de vagas de emprego no mercado de trabalho.

- As pessoas ficam desempregadas e precisam realizar alguma atividade - afirma Moura.

Para o professor de economia da Universidade de Brasília, Carlos Albertos Ramos, há duas explicações sobre a existência do mercado informal. A primeira é a carga tributária elevada e a burocracia para abrir um negócio.

- A segunda interpretação é que a economia não cresce muito e as pessoas não conseguem emprego e, com isso, precisam se ocupar em alguma coisa - afirma Ramos.

Segundo o professor, para reduzir a informalidade seria necessário um crescimento da economia de 5% durante um período de dez anos, além de medidas de redução de tributos para microempreendedores.

- Falta também a modernização da Justiça do trabalho e reforma da CLT, de forma que facilite as contratações e desligamentos para as empresas - afirma. (KO)