Título: Prioridade para as unidades de conservação
Autor: Guilherme Queiroz
Fonte: Jornal do Brasil, 22/05/2005, Brasília, p. D4
Responsável pelo primeiro combate a incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros receberá reforço nesta temporada de seca para o combate e para a prevenção. Cinco novas unidades especializadas serão criadas em quartéis considerados estratégicos devido à proximidade com unidades de conservação. O contingente, que em 2003 era de 120 homens, será reforçado em mais 130 bombeiros em plantão específico para as ocorrências. O 4° Batalhão contra Incêndios Florestais, no Paranoá, será descentralizado para suprir as cinco novas unidades de combate às queimadas. Para a Estação Ecológica de Águas Emendadas, a nova unidade será instalada em Planaltina; e o quartel do Asa Norte atenderá o Parque Nacional de Brasília. O batalhão do Gama cuidará da Reserva Ecológica do IBGE e da Fazenda Água Limpa e, o de Taguatinga, da Floresta Nacional. No Núcleo Bandeirante, haverá reforço para as cercanias do Aeroporto JK e do Park Way.
Segundo o tenente Cley Cristiano Xavier, do 4º Batalhão, as novas unida des receberão, nas próximas semanas, nove novas viaturas para o combate a incêndios, totalizando 16 para a tarefa. São caminhonetes, com capacidades para cinco bombeiros, equipadas com tanques de 200 litros de água. O helicóptero da corporação poderá acoplar um reservatório de 500 litros de água - conhecido como bambi bucket - para serem despejados sobre os focos.
- Devemos receber mais dois ônibus, que ficarão no Paranoá e em Taguatinga, para o transporte das equipes. As viaturas e as equipes já estão preparadas para operar - anima-se o tenente.
A partir de 1º de junho, no início da Semana do Meio Ambiente, a Semarh, o Ibama e o Corpo de Bombeiros começam a se mobilizar para demonstrar à população os riscos e os perigos dos incêndios florestais. A conscientização abrangerá palestras nas escolas e exposições sobre o trabalho dos bombeiros. O tenente lembra que, caso haja um foco de incêndio, os bombeiros devem ser os primeiros a serem contatados. (GQ)
Serviço
Corpo de Bombeiros: 193