Título: Algodão: EUA recorre na OMC
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2004, Economia & Negócios, p. A-19

O governo dos Estados Unidos entrou ontem com recurso contra uma decisão da Organização Mundial do Comércio, que determinou no mês passado que os US$ 3 bilhões em subsídios concedidos pelos EUA aos produtores de algodão locais violam as normas comerciais internacionais. Se a OMC mantiver sua decisão inicial em favor do Brasil, o caso obrigará os Estados Unidos a alterarem suas leis de subsídios aos produtores de algodão e pode fazer com que alguns desses agricultores - que produziram US$ 5,6 bilhões da fibra em 2003 - passem a cultivar outros produtos.

- É quase inevitável que esse tipo de decisão gere recursos - disse Jonathan Branton, sócio do escritório de advocacia Hammonds em Bruxelas, que costuma acompanhar esse tipo de disputa na Organização Mundial do Comércio.

- A rota para acordo na OMC não traz resultados rápidos a ninguém. Após um recurso ser derrotado, geralmente as coisas se arrastam mais um pouco até que a decisão final do organismo seja cumprida - acrescentou.

Essa foi a primeira decisão da OMC a visar os subsídios concedidos por um país a seus produtores agrícolas e o recurso pode adiar até o segundo semestre de 2005 a exigência de que os EUA cumpram a decisão. Sem os subsídios, a produção norte-americana de algodão diminuiria em quase 30% e os preços mundiais do produto subiriam mais de 12%, segundo pesquisa realizada em nome do governo brasileiro por Daniel Sumner, economista da Universidade da Califórnia.