Título: Brasil realiza censo legislativo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/05/2005, País, p. A4

Dados vão detalhar o quadro de funcionários

Folhapress

SÃO PAULO - O Brasil realiza pela primeira vez um censo legislativo. Com o trabalho será possível obter informações sobre o quadro de funcionários do poder legislativo, infra-estrutura física e tecnológica, composição partidária, produção legislativa, capacidade financeira e outros. Os dados serão coletadas nas 5.562 câmaras municipais dos estados e também nas 26 assembléias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Senado Federal e Câmara dos Deputados. Os pesquisadores iniciam o levantamento em 1º de junho e os resultados estarão disponíveis a partir de outubro. O censo é realizado pela Secretaria Especial do Programa Interlegis, do Senado Federal. Segundo o primeiro-secretário do Senado Federal, Efraim Moraes, é importante traçar esse raio-x do legislativo para aprimorar o trabalho. Ele diz que os resultados são aguardados com muito interesse.

- Serão visitadas todas as casas legislativas do país e será constituído um banco de dados único que já desperta a atenção de pesquisadores e resultará em estudos temáticos sobre o legislativo.

Para a coordenadora de pesquisa do Programa Interlegis, Telma Venturelli, os dados levantados serão importantes para melhorar o funcionamento e a formação dos integrantes desse poder.

- Temos Câmaras que fazem seções nas praças das cidades, não têm sede, nem orçamento e funcionários. Existem câmaras de vereadores cujo telefone é do farmacêutico ou público. Em uma parte dos casos a escolaridade dos integrantes é baixa e eles não têm apoio para se capacitar para a ação - conta.

O diretor-geral do Senado Federal, Agacil da Silva Maria, completa dizendo que o diagnóstico permitirá determinar cursos para a capacitação das pessoas:

- Esse censo permitirá determinar que tipo de curso é necessário, pois o desenvolvimento do legislativo se dará por meio do desenvolvimento das pessoas.

Ele afirma ainda que os resultados poderão contribuir para disseminar experiências bem-sucedidas.

- Esse censo é um diagnóstico completo da situação do legislativo brasileiro, das suas deficiências e das experiências que dão certo em determinados municípios e que outros podem adotar.

O Interlegis treinou 160 pesquisadores que residem nas regiões onde atuarão e assim conhecem as peculiaridades do estado. A análise dos dados será feita por especialistas nas áreas de ciência política, desenvolvimento humano, economia e orçamento.