Título: China teme gripe do frango
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/05/2005, Internacional, p. A7
Governo decreta estado de emergência
PEQUIM - O governo chinês declarou ontem estado de emergência em todo o país para tentar evitar a propagação do vírus da gripe do frango. A medida foi tomada depois que cientistas descobriram traços do vírus H5N1 em aves migratórias encontradas mortas, no início do mês, às margens de um lago na região Qinghai, centro-oeste do país. Essa variação do vírus é a mesma que, desde 2003, já foi responsável pela morte de 53 pessoas no Sudoeste asiático. Cientistas têm alertado com freqüência para o fato de que uma mutação mais agressiva do vírus pode vir a ser responsável por deflagrar uma epidemia com proporções planetárias. As medidas adotadas pelos chineses incluem a proibição de que pessoas fiquem em locais considerados habitat natural dos pássaros migratórias, desinfecção de pisos e ambientes por onde as aves passaram e, quando necessário, regime de quarentena para as pessoas que eventualmente tenham estado em contato com os animais.
Mesmo com a instituição do ''estado de emergência'', um especialista do laboratório Cui Shangjin, referência mundial em gripe do frango, disse à Xinhua, a agência oficial de notícias da China, que ''as pessoas não precisam ficar tão preocupadas, já que as medidas adotadas são suficientes para evitar o perigo''.
A presença do vírus foi confirmada em oito países do Sudoeste asiático, entre eles Vietnã, Tailândia e Camboja, onde ocorreram as mortes registradas em 2003. Na China, o caso mais recente da gripe do frango em seres humanos foi registrado em julho do ano passado, no Leste do país. A Organização Mundial de Saúde alertou para a facilidade com que o vírus se propaga entre humanos.