Título: Novos rumos da literatura
Autor: Alexandre Fontoura e Ana Carolina Alves*
Fonte: Jornal do Brasil, 23/05/2005, RIo, p. A13

O aumento no número de horas que os leitores permaneceram na Bienal evidenciou que a intensa programação cultural transformou a ida à feira em um programa completo, com palestras, compras e lanche no fim do roteiro. Durante os onze dias da Bienal, os leitores descobriram peculiaridades do mercado editorial francês e brasileiro, discutiram sobre a influência da tecnologia na literatura, trocaram palavras e pediram autógrafos a personalidades como Jô Soares e Luis Fernando Verissimo. Os mais sonhadores ouviram poesia e os mais descolados conversaram com MV Bill. Programações tão diversas quanto foram acirradas as discussões de alguns temas de debates. No Auditório Carlos Drummond de Andrade, o rabino Nilton Bonder, o pastor Caio Fábio e Frei Betto, entre outros, provaram que religião se discute. Durante quase duas horas eles versaram sobre a natureza da fé, a prisão dos dogmas e o fundamentalismo. Frei Betto destacou que religião e política são conceitos indissociáveis. Segundo ele, quem afirma que eles podem caminhar separadamente está satisfeito com o poder vigente como fez a igreja católica durante a ditadura de Franco na Espanha.

- Sou discípulo de um prisioneiro político, que morreu calado, torturado e crucificado, assim como dezenas de companheiros no período de ditadura - exemplificou.

As discussões sobre novos movimentos literários e sobre a produção infanto juvenil, também renderam debates acalorados. (V.R.)