Título: Uma viagem de US$ 2 bilhões para o Brasil
Autor: Ricardo Rego Monteiro
Fonte: Jornal do Brasil, 23/05/2005, Economia & Negócios, p. A17

Comitiva de Lula voltará com acordos e crédito do JBIC

A comitiva que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levará ao Japão nesta semana, entre os dias 26 e 28, deverá desembarcar no Brasil com a bagagem recheada de ienes e promessas de financiamentos. Além da Petrobras, que tem em bancos japoneses suas principais fontes externas de recursos financeiros, a Companhia Vale do Rio Doce e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverão firmar acordos que envolvem financiamentos que chegam perto dos US$ 2 bilhões com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), braço de cooperação econômica do governo japonês. A viagem presidencial, que incluirá aquela que poderá ser a segunda maior missão empresarial brasileira ao exterior, faz parte de um périplo pela Ásia que prevê uma parada, antes, na Coréia do Sul, do dia 23 a 25. Tamanha grandeza se justifica pelas relações comerciais nipo-brasileiras, que já vêm de longa data e movimentam US$ 4,7 trilhões por ano. Tais relações, segundo avaliações do Itamaraty, precisam de um novo alento, em função da concorrência de projetos na própria Ásia, principalmente na China.

Na sexta-feira, o JBIC anunciou que deverá oficializar, por meio de Memorandum of Understanding, alguns dos entendimentos já mantidos com a Vale, a Petrobras e o BNDES. Em março, o banco oficial japonês anunciou o financiamento de US$ 491 milhões para o Plano Diretor de Escoamento e Tratamento de Óleo da Bacia de Campos (PDET), que demandará investimentos totais de US$ 910 milhões.

A petroleira também aguarda aportes de recursos do mesmo JBIC para projetos de gasodutos, como o Malhas, avaliado em mais de US$ 1 bilhão. Ao todo, só para a Petrobras, o banco deverá financiar cerca de US$ 1,7 bilhão.

''É desejo do JBIC fazer parte deste processo de revitalização por meio do apoio financeiro (...), apoiando o desenvolvimento estável e sustentável nas estruturas sócio econômicas do Brasil.'', afirma um comunicado assinado pelo coordenador de Marketing e Projetos Especiais do JBIC, Leo Ryoske Hacidume.