Título: Pane paralisa sistema do Banco do Brasil
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2004, Economia & Negócios, p. A-20

HSBC vai ampliar o horário de atendimento aos clientes

Uma pane elétrica deixou a rede de atendimento do Banco do Brasil fora do ar por mais de cinco horas ontem. O problema, que atingiu o centro tecnológico do banco, em Brasília, impediu o funcionamento de agências, caixas eletrônicos e mesmo da página do BB na internet.

De acordo com a empresa, o sistema saiu do ar por volta das 10h de ontem e voltou a funcionar às 14h30. Um pico de energia afetou a central, o que provocou oscilações no sistema de atendimento em todo o país. As causas do problema estão sendo investigadas pelos técnicos da empresa.

A falha ocorreu um dia útil depois da suspensão da greve dos bancários, que durou 30 dias e foi interrompida na última sexta-feira. Todos os clientes que não conseguirão efetuar o pagamento de contas que venciam ontem devem procurar o gerente de sua agência para buscar uma solução para a questão. As superintendências regionais foram instruídas pela direção do banco, a prorrogar o horário de fechamento das agências mais atingidas pela pane.

Quem também vai prorrogar o horário de atendimento em algumas agências é o banco HSBC, que irá operar das 9h às 18h a partir do dia 27 de outubro. Farão parte dessa nova escala 111 pontos do banco num total de 923 agências da instituição no país. A empresa levanta a possibilidade de começar a abrir os postos também aos fins de semana. A alteração ocorrerá até o dia 30 de dezembro. Após a data, a companhia pretende reavaliar o projeto e decidir se mantém ou não a mudança.

- Os empregados devem se dividir em dois turnos, e não haverá contratação de pessoal. Com essa medida, na prática, vamos evitar cortes - diz Emilson Alonso, presidente-executivo do HSBC no país.