Título: Nova espécie de macaco é descoberta
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/05/2005, Internacional, p. A12

O mangabey da montanha já está em risco de extinção

LONDRES - - Uma nova espécie de macaco foi encontrada nas montanhas do Sul da Tanzânia. Os especialistas acreditam que o animal esteja em grande perigo de extinção. Os detalhes da descoberta do mangabey da montanha (lophocebus kipunji) foram publicados na última edição da revista Science.

O símio foi encontrado por duas equipes de pesquisadores, quase simultaneamente, em duas cadeias de montanhas diferentes. Fazia mais de duas décadas que havia ocorrido a última descoberta de um novo macaco africano.

Segundo os cientistas, a descoberta do macaco mostra o potencial de fauna ainda desconhecida na África.

Segundo os especialistas, o animal pode ter algum parentesco com os babuínos. O mangabey da montanha tem um grito bastante peculiar, que lembra o som de uma buzina. O animal vive em regiões de até 2,45 mil metros acima do nível do mar e tem pelos longos para enfrentar o frio.

De acordo com os biólogos, o número total de indivíduos da espécie deve ser menor que mil. A exploração ilegal de madeira que devastou parte de seu habitat natural preocupa os cientistas porque agrava ainda mais essa situação.

O pesquisador Tom Butynski, um dos primeiros cientistas a ver o animal, contou a experiência.

- Sua boca ficou escancarada e um grande sorriso despontou em seu rosto - brincou.

Butynski participou de uma equipe de cientistas norte-americanos que viajou à reserva florestal de Ndundulu para investigar rumores de que haviam sido vistos espécimes do mangabey sanje, um primo do novo macaco, também raro.

Paralelamente, um outro grupo de pesquisadores estava a algumas centenas de quilômetros procurando o mesmo primata. O segundo grupo era liderado por Tim Davenport, da Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem, de Nova York. Ele e seus colegas estavam na Tanzânia há vários meses tentando obter imagens do mangabey singe quando caçadores locais disseram ter visto um animal estranho.

Os cientistas finalmente viram o macaco no ano passado. A existência de um mamífero tão grande (1 m de altura) vivendo anônimo por tanto tempo surpreendeu os biólogos.

- Um novo macaco tem vivido em um país de vida selvagem consideravelmente conhecida bem debaixo dos nossos narizes - afirmou Russell Mittermeier, cientista que participou da pesquisa.