Título: Benício volta hoje e pode renunciar
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2004, Brasília, p. D-3

Deputados distritais garantem que ele não terá condições de continuar no comando da Câmara Legislativa

O presidente licenciado da Câmara Legislativa, Benício Tavares (PMDB), mantém o suspense e deve divulgar apenas hoje se renovará ou não a licença médica que o afastou por quinze dias do cargo. Expedida no dia 4, a licença valeu até ontem. Se retomar os trabalhos hoje, Benício pode optar pela sua saída da presidência. Alguns distritais afirmam que continuar no cargo será um tanto quanto indigesto e trará constrangimento aos trabalhos do Legislativo local. Benício ainda é esperado na Corregedoria Geral da Polícia Civil, onde deverá esclarecer ao corregedor-adjunto, delegado Pedro Júlio, sobre um possível envolvimento com garotas de programa - dentre elas, menores de idade - durante uma pescaria no iate Amazonian, no rio Negro (AM), no mês passado. Nem a polícia nem a assessoria de Benício confirmam a data do depoimento, que deve acontecer até quinta-feira. Ele deveria ter comparecido ontem. Porém, de acordo com seu advogado, Jason Barbosa, ele teve um mal-estar no fim de semana e por isso adiou a oitiva.

Para o deputado Augusto Carvalho (PPS), a permanência de Benício à frente da Câmara desgasta a imagens de todos.

- Temos que descontaminar a Câmara deste caso - afirma Augusto, ressaltando que ele e o deputado Peniel Pacheco (PSB) foram os únicos que pediram a Benício a renúncia ao cargo logo na primeira reunião que fez com os colegas, assim que o caso emergiu.

O deputado Chico Leite (PT) - que chegou a dizer a Benício que ''deixar o cargo era o mesmo que assumir a culpa'' - agora também defende o seu afastamento definitivo da presidência. E, dependendo da decisão de Benício hoje, os petistas prometem definir na próxima reunião da bancada, quinta-feira, se pedem ou não sua saída da mesa diretora.

Até segunda-feira, Benício deve entregar sua defesa ao corregedor da Câmara, deputado Wilson Lima (PMDB), que vai elaborar um parecer sobre o caso e o enviará à Comissão de Ética. Lima afirma que independentemente da decisão de Benício, seus trabalhos não serão afetados.

- Acho que ele não deve fugir da raia, deve voltar à Câmara, mas deve deixar a presidência - diz Lima, lembrando que faltam menos de dois meses para o fim do ano legislativo.