Título: Entre o gambá e o peru bêbado
Autor: Israel Tabak
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2005, País, p. A3

José Genoino responde a Fernando Henrique e diz que oposição ''espalha o mau cheiro'' na tentativa de criminalizar a política

Se o governo parece um peru bêbado, como comparou Fernando Henrique Cardoso, a oposição ataca com a tática do gambá - reage o presidente do PT, José Genoino. - Espalham o mau cheiro e todos parecem feder - explica.

Contrariado com a pressão para que seja instalada a CPI dos Correios, Genoino avalia que a oposição está querendo ''criminalizar a política''.

- É uma visão pequena e perigosa. Acordos e alianças fazem parte da ação política em todo o mundo e todos nós do PT temos plena consciência de que sem a ajuda de outros partidos não conseguiríamos aprovar reformas muito importantes para o país.

O contra-ataque do PT à dura fala do ex-presidente aqueceu ainda mais a guerra governo-oposição - início não declarado da campanha presidencial - que começou com as denúncias sobre corrupção nos Correios, e teve como principal ponto de divergência a pretendida abertura de uma CPI para investigar o caso.

Genoino não vê razão para nenhum alvoroço quanto às últimas denúncias de corrupção na máquina federal. Declara-se inimigo dos pré-julgamentos, o que estaria ocorrendo no caso do deputado Roberto Jefferson.

Ao analisar recente declaração do presidente da Comissão de Constituição da Câmara, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), (''Nós, do PT do Rio, sabemos quem é Roberto Jefferson''), foi enfático:

- Não se pode julgar ninguém pelo ''ouvi dizer''. Também não está em questão o passado político de ninguém. Sou contra julgamento definitivos e peremptórios. Mesmo quando estava na oposição não fazia isso.

Na apreciação de Genoino, os petistas não podem olhar os demais partidos da base ''com preconceito e desrespeito''.

E como fazer para que o governo evite a nomeação de pessoas desqualificadas para cargos importantes?

- Temos critérios definidos para avaliar o candidato ao cargo. Precisa ser pessoa eficiente para a função e que não esteja respondendo a processos. Mas também não é fácil checar cem por cento o passado de alguém e tirar folha corrida de todo mundo. Nem temos, dentro do PT, o monopólio da pureza. Neste governo já tivemos que cortar na própria carne. Quando existe uma ou outra falha em nomeações, nós corrigimos prontamente - responde.

Na concepção de Genoino, o governo não foi contraditório ao suspender por um ano o deputado Virgílio Guimarães e ao mesmo tempo tentar abafar a CPI dos Correios.

- A Polícia Federal, o Ministério Público e a Controladoria- Geral da União atuam com eficiência e autonomia. Confiamos nestas instituições para esclarecer tudo. Se por acaso alguém do PT não ficar convencido com o resultado das investigações, aí sim haveria razão para se sugerir uma CPI.

O presidente do PT pergunta porque o PSDB e o PFL ''que se transformaram em arautos da moralidade'' nada falam sobre as denúncias de pedido de propinas em Rondônia.

- Lá tem gente envolvida dos dois partidos. No tempo em que eles eram governo, nós pedíamos CPI porque não acreditávamos nas investigações que mandavam fazer, diferentemente do que ocorre hoje.