Título: Roberto Jefferson depõe
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2005, País, p. A4
O presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ), prestou depoimento ontem no Ministério Publico Federal ao procurador Bruno Caiado Acioli. Depois de três horas de depoimento, Jefferson disse que vai provar sua inocência e garantiu que Lula não vai se arrepender de ter confiado nele. Sabendo a intenção da justiça em convocá-lo, preferiu se antecipar e telefonou para o procurador propondo o depoimento para ontem. Jefferson chegou ao MPF acompanhado pelo líder do PTB na Câmara, José Múcio Monteiro (PE) que não pôde assistir o depoimento.
Ao deixar o local, José Múcio anunciou que todos os integrantes do PTB que fazem parte do governo Lula vão entregar seus cargos entre hoje e amanhã. A liderança do PTB na Câmara informou, no entanto, que o Ministério do Turismo permanecerá sob a batuta do partido, por entender que o ministro Walfrido Mares Guia faz parte da cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Roberto Jefferson está sob investigação do Ministério Público desde que a revista Veja publicou, semana passada, uma denúncia com o esquema de corrupção supostamente montado pelo presidente do PTB na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Reportagem desta semana da mesma revista diz que o que motivou a saída do ex-presidente do IRB, o economista Lídio Duarte, há dois meses, foi o fato de ele ter sido pressionado a entregar R$ 400 mil todos os meses ao PTB.
O partido, segundo Duarte, tinha o objetivo de, no fim do ano, graças às ''mesadas'', conseguir uma caixa de aproximadamente R$ 5 milhões. Além do Ministério Público, a Polícia Federal também investiga o caso.