Título: Bloco espera a França
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2005, Internacional, p. A9

Ministros não crêem que o ''Não'' derrube adesão à Carta

BRUXELAS - Os 25 ministros de Exterior da União Européia descartaram a criação de um plano alternativo para o caso de os franceses rejeitarem a Constituição européia no plebiscito do próximo domingo.

- Não há plano B. Há apenas um plano, que é dizer Sim à Europa e à Constituição européia - disse o ministro espanhol Miguel Ángel Moratinos.

As pesquisas anunciam que a maioria deve votar contra a Constituição, que precisa da aprovação de todos os membros do bloco para vigorar. Na avaliação de alguns chanceleres, 52% a 54% dos franceses votarão a favor. O ministro do Exterior francês, Michel Barnier, advertiu que haverá ''um grave bloqueio político'' na UE em caso de derrota.

- Se a Europa ficar travada, EUA e China não irão esperá-la. Os franceses têm em suas mãos uma decisão muito séria, uma das mais importantes de nossa história recente - disse.

Moratinos reconheceu que ''há preocupação e incerteza, pois a situação está muito apertada''. Nas últimas semanas, as pesquisas mostraram uma variação grande entre o Sim e o Não à Constituição.

- Como acontece quando se está diante de uma eleição sem clareza, há uma preocupação. É preciso continuar trabalhando para que até domingo o Sim possa convencer o maior número de franceses.