Título: Mantega vê limite para juro alto
Autor: Simone Cavalcanti
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2005, Economia & Negócios, p. A18
O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, afirmou ontem que a taxa básica de juros está próxima do limite máximo e que, por isso, não pode subir muito mais.
Mantega admite o arrefecimento da atividade econômica este ano em comparação com 2004, mas defende que o Banco Central saberá o momento certo para começar a afrouxar a política monetária.
- Não queremos crescimento com inflação, e o BC saberá o momento certo para baixar as taxas - afirmou durante palestra a empresários do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Ainda sobre a inflação, o presidente do BNDES espera que o Conselho Monetário Nacional (CMN) reavalie os preços administrados e das commodities para definição da meta de inflação para 2007. Ele acrescentou que os juros altos não têm eficácia no controle dos preços administrados.
Pela primeira vez em três meses, o mercado financeiro reduziu a projeção da inflação, aponta o relatório semanal do Banco Central divulgado ontem. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim de 2005 caiu de 6,39% para 6,38%. A redução de 0,01 ponto sinaliza queda de preços no atacado. A estimativa, porém, ainda está acima do objetivo do BC, de 5,1% em 2005.