Título: Patrocínio supera preconceito
Autor: Regina Neves
Fonte: Jornal do Brasil, 24/05/2005, Economia & Negócios, p. A19

Parada Gay de São Paulo conquista investidores privados para o evento que reúne 2 milhões de pessoas

A Parada Gay de São Paulo, que deve reunir mais de 2 milhões de pessoas no próximo domingo, em São Paulo, chega ao seu 9º ano disposta a ser reconhecida como o maior evento de turismo de lazer da cidade, com direito a apoio do poder público e vencer o preconceito que dificulta o patrocínio privado. A festa, segundo seus organizadores, é a segundo maior entre todas as realizadas no mundo no gênero.

- A Parada Gay trouxe no ano passado 400 mil turistas a São Paulo e para este ano são esperados outro 500 mil - diz Eduardo de Carvalho, diretor da agência Meta Design e também diretor da Associação da Parada Gay. - A parada representou injeção de R$ 140 milhões no turismo em São Paulo no ano passado e o cálculo para este ano é de R$ 200 milhões. São Paulo tem muito turismo de negócios, mas pouco turismo de lazer e a parada supre esta falta.

Segundo Carvalho, a prefeitura, este ano, profissionalizou o seu apoio ao evento, que tem o nome oficial de Parada do Orgulho GLBT 2005. Este ano os organizadores foram chamados a apresentar o evento à comissão de turismo do Anhembi Morumbi, órgão responsável pelo turismo na capital paulista.

Carvalho explica que o patrocínio é fundamental para que a parada não dê mais prejuízos - os investimentos ficam em torno de R$ 600 mil - que no ano passado somaram R$ 150 mil.

Este ano o evento contabiliza o seu primeiro patrocínio privado por meio da Globosat, que vai usar o evento para divulgar o seu recém-lançado canal de TV paga, o For Man, direcionado ao público adulto homossexual masculino. O For Man, que investiu R$ 150 mil na aquisição da cota de patrocínio, vai abrir duas bandeiras de 40 metros quadrados, a exemplo das usadas pelas torcidas de futebol nos estádios, com as cores do arco-íris.

- Este é o principal evento do Brasil para o público homossexual e entendemos que é a melhor oportunidade para focar a divulgação do For Man - diz Mariana Novaes, gerente de marketing do canal.

O For Man estreou no dia 30 de março e em um mês atingiu o número de 12 mil vendas de assinaturas. O canal está disponível pela NET Digital e pela Sky.

A Parada Gay é a atividade de maior apelo popular da Associação Parada Gay de São Paulo, uma ONG que funciona o ano todo e patrocina uma série de ações educativas e sociais. Este ano a associação também contabiliza patrocínios importantes como a da casa de show Tom Brasil, onde será realizada a festa oficial. A festa é organizada pela empresa de festas e eventos Trash 80's, que também comemora três anos de presença no mercado.

As empresas CVC e Playcenter também fazem parceria com o evento. Este ano um dos destaques é a presença de Jean, vencedor da última edição do programa Big Brother, da Rede Globo. Em tempo: entra no ar no dia 26 o ponto de encontro oficial da Comunidade GLBT na internet, o portal {www.comunidadeglbt.com.br}. O site traz muitas novidades e já participa da Parada GLBT 2005, com a cobertura completa do evento.