Título: Vem aí o telefone híbrido
Autor: Aluísio Alves
Fonte: Jornal do Brasil, 25/05/2005, Economia & Negócios, p. A22

Chega ao mercado no terceiro trimestre deste ano o telefone híbrido que une GSM e bluetooth, permitindo que ligações feitas por meio de telefones celulares usem a rede fixa. Foi o que prometeu ontem o presidente da Brasil Telecom GSM, Ricardo Sacramento. Por meio dessa tecnologia, o aparelho celular pode ser utilizado em casa ou no escritório para se conectar à rede fixa sem fio, aproveitando as vantagens dos custos mais baixos do sistema convencional, desde que o usuário esteja a menos de cem metros do terminal fixo. A novidade deve ser utilizada por outras cinco operadoras internacionais (British Telecom, Korea Telecom, NTT Com, Rogers Wireless e Swisscom) que, junto com a BrT GSM, formam a Fixed-Mobile Convergence Alliance (FMCA), entidade criada para estimular a indústria a criar ferramentas que facilitem a integração fixo-móvel. Sacramento reconhece que, no início, a tecnologia será disponível para um público restrito, com internet em banda larga.

- Mas pesquisas indicam que cerca de 30% das ligações de celulares são feitas em casa ou no trabalho, o que revela um grande potencial de mercado - projeta o executivo, que participou do seminário Rio Wireless, no Hotel Guanabara.

Apesar das novidades, o cenário é negativo para a BrT, que deve fechar o ano com uma perda de 8% de sua base de assinantes. Para estancar a migração e reduzir os custos com interconexão, Sacramento aposta em programas de fidelização.