Título: Maurício Côrrea disputará o Buriti
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 25/05/2005, Brasília, p. D3

Ex-presidente do STF comunica decisão a Roriz e coloca o PDT na base aliada do governo

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Maurício Côrrea oficializou ontem sua pré-candidatura ao GDF. Durante um almoço na residência oficial em Águas Claras, o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, e o presidente regional da legenda, Georges Michel, pediram o apoio do governador Joaquim Roriz a Côrrea - também presente ao encontro - na disputa. Os pedetistas ofereceram a sigla para compor a base política de apoio a Roriz. Na próxima semana, o governador e representantes da Executiva regional discutirão uma possível acomodação na máquina administrativa do DF. Luppi afirmou que está trabalhando para ''costurar'' uma candidatura em comum.

- Esperamos que Maurício Côrrea seja candidato ao DF com o apoio de Roriz. O governador não se comprometeu, até porque ele é de outro partido, mas acredito que ele veja com simpatia a candidatura. Maurício é o baluarte da democracia, da ética. Não representa interesses empresariais, nem de empreiteiras. É o defensor do funcionalismo público - disse Georges Michel.

Côrrea, no entanto, desconversa. O ex-senador da República (1987/94) ainda não se filiou ao PDT e afirma que participou do encontro apenas como ''espectador''.

- Se achar que devo voltar à política, vou me filiar ao PDT. Mas tenho até setembro para me decidir - afirmou o magistrado.

Outros membros das executivas nacional e local do PDT também participaram do encontro. Michel conta que a visita havia sido agendada desde o primeiro julgamento de Roriz no Tribunal Superior Eleitoral, no ano passado, quando o pedetista prestou ''solidariedade'' ao governador. Ele garante que não houve negociação de apoio ao GDF por cargos.

- Roriz tem uma política social próxima a de Brizola no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Além disso, qualquer governador gostaria de ter ao seu lado um partido com nosso comportamento ético - avaliou Georges.

Segundo o porta-voz do GDF, Paulo Fona, Roriz mostrou-se receptivo ao apoio e disposto a abrir espaço no governo para os novos aliados.

O único parlamentar com mandato no DF filiado ao PDT é deputado distrital Peniel Pacheco, que pertence ao bloco de oposição na Câmara Legislativa. Georges afirma que o novo posicionamento da sigla frente ao Palácio do Buriti será discutido com os filiados na próxima semana. Para o presidente do PDT, porém, não haverá dificuldades:

- Peniel é um homem coerente e seguirá a orientação do partido - garante.