Título: Cartório em casa pela internet
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 25/05/2005, Brasília, p. D4

Filas tendem a acabar e documentos são entregues pelo Correio em até 72 horas. Serviço está disponível em 11 estados

Filas intermináveis em cartórios são coisas do passado. Viajar de uma cidade a outra para buscar algum tipo de certidão, também. O serviço Cartório 24h está disponível desde ontem para os brasilienses, que poderão requerer pela internet, entre outras, certidões de nascimento, casamento, propriedade. O sistema é simples. Quem mora em Rondônia, por exemplo, e precisa de uma certidão de nascimento registrada no Distrito Federal pode acessar o site www.cartorio24horas.com.br e solicitar a certidão, que será entregue pelo Correio. No momento da solicitação, é gerado um boleto bancário, que pode ser pago em qualquer banco ou mesmo pela internet. O serviço está funcionando em 11 estados do país e pode ser solicitado, inclusive, do exterior.

- A principal vantagem é a comodidade. Ninguém vai mais precisar viajar ou mesmo sair de casa para pedir certidão. É só acessar a internet e o documento estará em sua casa em um prazo médio de 72 horas - informa o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Bacellar.

As certidões solicitadas pela internet custam o mesmo preço das pedidas nos cartórios. O solicitante paga uma taxa a mais pela postagem, que pode ser carta registrada ou sedex.

Vinte cartórios do Distrito Federal estão cadastrados no programa, mas a Anoreg acredita que todos os 37 cartórios serão cadastrados até o fim da semana.

- Esperamos que 30% dos serviço de cartório sejam feitos pela internet no DF - acredita Mc Arthur di Andrade, presidente da Anoreg-DF.

Nos outros estados, o Cartório 24 horas existe desde janeiro. Cerca de 40 mil certidões foram pedidas pela internet.

Cansado de esperar até 40 minutos em filas de cartório, o auxiliar de escritório José Dantas aprovou o novo serviço.

- Como auxiliar de imobiliária, tenho que ir de uma a duas vezes por semana em diferentes cartórios, tanto em Brasília quanto em cidades satélites. Perde-se muito tempo atrás de um documento. A internet vai facilitar o nosso trabalho - explica.

Certificação Digital - Cartórios de todo DF também oferecem, desde ontem, um outro serviço: a certificação digital. Neste caso, a certidão é assinada digitalmente, por meio de um pequeno chip que carrega a assinatura do tabelião. A certidão então é enviada por email, em poucos minutos.

- A certificação digital é a assinatura do futuro. É muito mais rápido e totalmente seguro assinar documentos desta forma, já que não há como haver falsificação - explica Bacellar.