Título: Agricultura gera primeiros acordos na Ásia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/05/2005, país, p. A4

SEUL, CORÉIA DO SUL - Os governos do Brasil e da Coréia do Sul assinaram ontem um acordo e criaram um comitê binacional para cooperação na área agrícola. Os países foram representados pelos ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues e Park Hong-soo.

A idéia é que o comitê formalize um canal de troca de informações sobre políticas agrícolas e desenvolvimento tecnológico e também crie um cronograma fixo de reuniões entre Brasil e Coréia. Trata-se do primeiro passo formal para que possam ser derrubadas barreiras que impedem a exportação de vários produtos agrícolas brasileiros aos coreanos, entre eles carnes e frutas.

Esse comitê colocará em contato constante os técnicos dos dois países, mas haverá uma reunião bianual mais ampla. Cada país será o hospedeiro alternadamente, responsabilizando-se pelos custos de organização.

Roberto Rodrigues está em Seul junto com outros quatro ministros na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de haver uma ênfase para que o Brasil venda produtos de maior valor agregado, a área agrícola brasileira é a que continua chamando mais a atenção dos asiáticos.

Segundo Rodrigues, a abertura de novos mercados vem em boa hora para o Brasil, embora os resultados de produção não sejam os melhores. Segundo as estimativas oficiais, a safra deste ano deve ficar em 113,7 milhões de toneladas, contra previsão de 131,9 milhões de toneladas.

- É uma quebra de 19 milhões de toneladas - disse.

O ministro afirma que sua pasta passa por momento de aguda falta de recursos. Estima que precisa de cerca de R$ 1 bilhão para que o governo cumpra sua função legal de garantir o preço mínimo para determinados produtos.