Título: Efeitos colaterais
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2004, Internacional, p. A-7

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, teve que pagar caro por ter discursado na Convenção Republicana. O próprio ''Exterminador'' confessou que sua mulher, a democrata Maria Shriver, fez greve de sexo durante 14 dias depois de sua participação na festa de Bush, em Nova York.

Em um bate-papo perante o público, com o ex-chefe de Gabinete da Casa Branca, o democrata Leon Panetta, ontem em Monterrey (Califórnia), Schwarzenegger fez referência ao discurso e brincou que ''tudo tem efeitos colaterais''. Sua mulher é sobrinha do ex-presidente democrata John F. Kennedy.

A participação de Schwarzenegger na Convenção Republicana foi muito elogiada, mas também considerada muito partidarista.

No encontro no Instituto de Política Pública Leon Panetta de Monterrey, que durou 90 minutos, o governador fez referência à mulher em várias ocasiões em tom de brincadeira.

- Não sei por que assisti aos debates eleitorais entre o presidente George Bush e o candidato John Kerry - afirmou. - Se quero presenciar uma discussão entre uma pessoa liberal democrata inteligente e um líder republicano, tudo o que tenho a fazer é me sentar para jantar.

Kerry e Bush, continuou Schwarzenegger, ''têm sorte. Só tiveram que debater três vezes''.

Sobre a diferença entre ser um ator e seguir o que diz o roteiro e ser um político e tomar as próprias decisões, o governador assegurou que quando se é casado com uma mulher como a sua, nunca se pode tomar as próprias decisões.