Título: Voto negro é chave na Flórida
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2004, Internacional, p. A-7

Celebridades afro-americanas decidem fazer tour pelo estado para ajudar a campanha do democrata John Kerry . Conscientes de que o voto dos afro-americanos é crucial para que John Kerry leve os 27 votos que a Flórida envia para o Colégio Eleitoral, democratas organizaram um tour com celebridades negras dos Estados Unidos. O grupo, em dois grandes ônibus vermelhos, está percorrendo o estado para tentar convencer os afro-americanos a votar - já que no país o voto não é obrigatório. Mas, principalmente, por Kerry.

Em 2000, cerca de 40 mil pessoas foram impedidas de votar ou não tiveram seu sufrágio contado no estado governado pelo irmão mais novo de George Bush, Jeb. A maioria era de afro-americanos, eleitores tradicionalmente democratas.

Do lado de fora dos ônibus, em letras garrafais, lê-se ''Proteção na Eleição'', mas dentro os famosos passageiros costumam dizer que o tour deveria ser batizado de ''Cena do Crime'', em alusão à crença que compartilham de que a eleição passada foi ''roubada''. O democrata Al Gore perdeu para George Bush após uma controversa recontagem manual e de milhares de votos terem sido invalidados.

- Nasci em 1965 e sinto como se estivéssemos vivendo naquela época - disse ao The Washington Post Leslie Dixon, mulher do deputado Kendrick Meek, da Flórida. Ela referia-se à época em que os afro-americanos lutavam para conquistar direitos civis.

- Estou aprendendo mais com a viagem do que se estivesse atuando - disse o ator James McDaniel, da série de TV americana ''Nova York contra o Crime''. - Esta noite não consegui dormir. Ontem soubemos que as cidades aqui têm entre 40 a 45 km de distância umas das outras porque era o máximo que um negro conseguia caminhar com produtos nas costas.

O grupo tem visitado universidades, escolas, missas gospel, participado de encontros com reverendos, entre outras atividades. E há urgência em conseguir votos: faltam menos de duas semanas para o dia da eleição e a votação antecipada no estado já começou. Frases curtas e de impacto são comuns no comícios dos quais participam:

- Levantem-se e votem! Não deixem que o fiasco passado na Flórida os detenha! Não se sintam intimidados! - gritam os artistas, entre eles a atriz Alfre Woodward, que participou do filme Jornada nas Estrelas.

Outro fator que ameaça a participação dos cidadãos, principalmente negros - que, segundo um estudo recente, estão 11 vezes mais pobres que os brancos - é o fato de que a Flórida impede pessoas que tenham cumprido pena de votar. O problema é que, como também foi denunciado na eleição passada, a ''lista de criminosos'' que o estado está usando como base é falha e inclui pessoas que nunca foram condenadas.

Publicado no final de semana, um relatório indica que Jeb Bush está ignorando os avisos das autoridades eleitorais para reveja o documento antes de enviá-lo aos escritórios dos condados.

No entanto, a porta-voz do governo, Jill Bratina, negou as alegações.

- Isto também é irrelevante, porque este documento já não está sendo usado - disse a porta-voz ao jornal Herald Tribune.

Ontem, duas pesquisas indicaram que Kerry e Bush estão exatamente empatados, com 46% das intenções. Numa terceira, Bush lidera em 5 pontos.