Título: Benedito impõe condições ao PP
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 26/05/2005, Brasília, p. D3

Em jogo, zonais e suplência

A disputa por espaço no PP-DF está longe de terminar. Ontem, durante reunião da Executiva Nacional do partido, o ex-presidente regional da legenda Benedito Domingos apresentou uma contra-proposta para permanecer na sigla. Além de ter direito a indicar metade da composição da nova comissão provisória estadual, Benedito quer para si e seus aliados o direito de usar 60% dos 20 minutos disponíveis ao PP no horário político de televisão no ano que vem, além de manter inalteradas as direções das zonais do PP no DF. As negociações se darão com o senador Valmir Amaral, novo presidente do partido, mas o encontro ainda não foi marcado. Outro pedido do ex-vice-governador é para que Amaral se licencie por 60 dias para que o suplente, Froylan Pinto Santos, assuma temporariamente o cargo.

- Em 1998, todos nós ajudamos a eleição de Luiz Estevão [titular da vaga no Senado, cassado em 2000]. Froylan é uma figura histórica no partido, filiado há mais de 15 anos. Seria uma gentileza do Valmir ajudá-lo a marcar essa passagem pelo Senado - disse Benedito.

O líder evangélico, que chegou avaliar a saída do partido por conta da intervenção do último dia 18, ressaltou que recebeu o ''apelo'' de todos os colegas da Executiva para colaborar com a permanência de Amaral na direção da legenda, que aguarda a filiação de outros dois senadores. Com três integrantes, o PP ganhará direito a uma liderança na Casa, com direito a cargos e outras vantagensDe acordo com a proposta de Benedito, atual vice-presidente do PP-DF, tanto ele quanto Amaral teriam direito a nomear sete membros para a regional, sendo que os atuais integrantes Jofran Frejat e Wigberto Tartuce teriam assento garantido fora das cotas. O 17º integrante seria escolhido pela Executiva nacional. Na composição recém-montada, Amaral indicou nove nomes - entre eles, alguns parentes, como sua mãe e sua irmã.

Valmir Amaral não foi encontrado pelo JB. De acordo com Eudo Leite, assessor do senador e atual integrante da Executiva, Amaral ainda não teve acesso à ata do encontro para saber o que foi debatido pelos correligionários. Ele explica que eventuais mudanças na composição da comissão provisória estadual ficarão nas mãos do líder do PP na Câmara, deputado José Janene (PR). No entanto, ele acredita que tanto o pedido de 60% do horário, quanto a vaga para Froylan Pinto são questões fechadas.

- O suplente assumir por alguns dias é algo inegociável, um devaneio do Benedito - garantiu Eudo.