Título: Brasiliense tem boa saúde
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 26/05/2005, Brasília, p. D5

Mas segundo pesquisa do IBGE resultado se deve ao fato de o DF ter uma área pequena e a menor população do País

Uma radiografia da saúde dos brasileiros é apresentada na Pesquisa nacional por amostra de domicílios (Penad) 2003 - Acesso e utilização de serviços de saúde, divulgada ontem pelo IBGE. Em Brasília, 3.509 casas foram visitadas e 10.544 pessoas de todo o Distrito Federal entrevistadas. - A situação da saúde no DF, em alguns aspectos, é melhor do que a média nacional, isto porque o DF tem menor território e menor população do que outros estados - aponta o diretor do IBGE-DF, Walker Moura.

Na pesquisa, 79,95% dos entrevistados do DF afirmaram apresentar um estado de saúde muito bom ou bom. O número é pouco maior do que os 78% da média nacional.

A pesquisa revelou que, apesar de 65% dos entrevistados terem procurado um médico nos últimos 12 meses, proporcionalmente, cerca de 322 mil brasilienses nunca foram ao médico e 215 mil nunca visitaram um consultório odontológico.

O vigilante Mauro Cavalcanti, 32 anos, conta que foi ao médico apenas duas vezes e que a última foi há mais de três anos.

- Fui porque estava sentindo dor de cabeça mas não sinto mais. Não vou ao médico porque não estou sentindo nada, mas deveria ir, né? - afirma.

A pesquisa mostrou ainda que muitas mulheres deixam de fazer exames preventivos. 48,10% das entrevistadas nunca fizeram mamografia. O número de mulheres que nunca fizeram o exame preventivo de câncer do colo de útero é menor: 18,5%.

A servente Maria das Graças faz parte das duas estatísticas. Aos 51 anos, nunca fez mamografia ou exame preventivo de câncer de colo de útero, apesar de afirmar ter ido no médico no mês passado.

- Eu deveria fazer esses exames mas não tenho tempo e as filas nos hospitais são sempre grandes - aponta.

Maria não tem plano de saúde, assim como 67,77% dos entrevistados do IBGE.

Do outro lado da moeda, a dona de casa Vilma Alves da Silva, 40 anos, procura consultórios médicos particulares , como 27,8% dos entrevistados. Vilma está com todos os exames em dia. Foi ao médico no último mês e ao dentista esta semana.

- É muito bom ter um plano de saúde, não tenho tempo para ficar em filas de hospital. Vou ao médico e faço todos os exames preventivos. Considero o meu estado de saúde ótimo - afirma.

População- O IBGE divulgou ontem que a população do DF 2.241.328 milhões, mais de 150 mil pessoas a mais do que o número registrado no censo de 2000.

- A população do DF cresce cerca de 2,8% por ano, número considerado normal para uma unidade de federação que ainda está se consolidando - afirma Moura.