Título: Católicos e Evangélicos reunidos em São Paulo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/05/2005, Brasil, p. A4

Milhares de fiéis vão às ruas no feriado de Corpus Christi

Vários encontros religiosos marcaram o feriado de Corpus Christi na capital paulista ontem, levando uma multidão para às ruas. O arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Claudio Hummes, rezou missa campal para 10 mil fiéis em frente a Catedral da Sé. A cerimônia comemorou também os 30 anos de bispado de Dom Claudio, que esteve cotado para ser o substituto do Papa João Paulo II. O cardeal orou pelas vítimas das chuvas de quarta-feira. Na Avenida Paulista, dois milhões de pessoas participaram da 13ª Marcha Para Jesus, evento anual dos evangélicos. Segundo o major da Polícia Militar paulista Ermenegildo José Soares Júnior, que chefiou o policiamento da Marcha Para Jesus, o encontro dos evangélicos comandado pela Igreja Renascer em Cristo, reuniu cerca de dois milhões de pessoas ao longo das avenidas Paulista e Doutor Arnaldo. O major disse que este foi o maior evento já registrado em São Paulo, superando o Réveillon da Paulista e a Parada Gay do ano passado.

O bordão ''pisa na cabeça do inimigo'' foi repetido várias vezes pelos evangélicos. Eles chegaram à Avenida Paulista por volta das 9h. Duas horas depois, a PM registrou o público de dois milhões de pessoas. Vários políticos estiveram presentes, entre eles, o prefeito José Serra. No final da festa, onde se apresentaram 29 bandas golpes, 350 mil fiéis permaneciam no local.

A segurança da Praça da Sé e da Paulista foi feita por 507 PMs e 150 integrantes da Guarda Civil Metropolitana. O evento dos evangélicos teve ainda dois mil seguranças da própria igreja. A prefeitura e o Corpo de Bombeiros colocaram 10 médicos, 40 enfermeiros e oito ambulâncias a serviço do público.

No bairro Santo Amaro, do outro lado da capital paulista, o padre Marcelo Rossi, celebrou uma ''showmissa'' para mais de 20 mil pessoas. O evento contou com a participação do bispo da região, Dom Fernando Figueiredo. No município de Matão, cerca de 60 mil pessoas participaram da 57ª Festa de Corpus Christi do município. O Papa João Paulo II foi homenageados nos desenhos dos tapetes.