Título: UnB abriga debates da esquerda do PT
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 28/05/2005, Brasília, p. D1

Meta é fixar projeto para sucessão Representantes das correntes de esquerda do Partido dos Trabalhadores passarão o dia de hoje reunidos no encontro O PT que temos, o PT que queremos. Em pauta, a atual situação do partido em âmbito nacional e estratégias para aproximar as alas em uma chapa única para o Processo de Eleições Diretas (PED) no Distrito Federal. O campo de esquerda, que vem disparando duras críticas ao governo federal, espera consolidar um documento único, que seja base para os debates sobre a renovação no comando nacional da legenda. As lideranças brasilienses da esquerda são os deputados distritais Paulo Tadeu, Chico Leite e Arlete Sampaio, além da federal Maninha.

Os três principais representantes das alas de esquerda na disputa à presidência do PT - Raul Pont (Democracia Socialista), Valter Pomar (Articulação de Esquerda) e Plínio Sampaio (Ação Popular Socialista-APS) - são esperados no evento.

As inscrições de chapas se encerram no dia 20 de junho. No DF, pelo menos dois militantes lançaram suas pré-candidaturas: Antônio Carlos, o Toninho (APS), e Chico Machado (Movimento de Reafirmação do Socialismo). O objetivo é unificar as duas correntes em uma chapa única.

- O encontro será um preparatório para o PED, e estamos chamando as bases para discutir conosco o PT que queremos - explica Chico Machado.

Os petistas também pretendem discutir a postura do comando nacional contra a CPI dos Correios, que se propõe a investigar o possível envolvimento do PTB, partido da base aliada ao governo Lula, em denúncias de fraudes. As correntes esquerdistas ainda não têm consenso sobre o tema. Arlete Sampaio acredita que o objetivo do PFL e do PSDB, entusiastas da investigação, é ''inviabilizar'' as bases do governo para 2006. Já o distrital Chico Leite defende a apuração das denúncias.

- Além da carta de princípios, em repúdio à aliança do PT com a direita e não com movimentos sociais, devemos iniciar o debate à sucessão do Palácio do Buriti. Precisamos discutir os compromissos dos candidatos com Brasília - afirma Leite.

Pré-candidata ao GDF, Maninha defende um acerto com Arlete Sampaio por uma pré-candidatura única para passar pelas prévias.