Título: Dólar volta a cair e bate R$ 2,38
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/05/2005, Economia e Negócios, p. A17

O dólar manteve a trajetória de queda e fechou ontem na menor cotação desde 30 de abril de 2002. A moeda americana caiu 1,07% e terminou a sexta-feira cotado a R$ 2,384. Na semana, o dólar já acumula queda de 2,33% em relação ao real. O movimento de baixa foi motivado pela ata do Copom, que mostra que o BC não será tolerante à inflação e relatório do banco americano de investimentos Merrill Lynch, que elevou a recomendação para títulos da dívida do Brasil. O banco aumentou de ''na média'' para ''acima da média'' do mercado a recomendação para a participação de papéis da dívida brasileira.

Ao elevar o peso dos papéis de um país em sua carteira, um banco de investimento dá sinais ao mercado de que é uma boa hora para comprar tais títulos. Por conta disso, o risco país brasileiro fechou em baixa de 0,95%, aos 417 pontos.

A reclassificação feita pela Merril Lynch levou otimismo também à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que fechou em alta de 3,17%, aos 25.255 pontos. Com o movimento de ontem, a Bovespa acumulou ganhos de 2,9% na semana.