Título: Dois milhões de gays em SP
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/05/2005, País, p. A5

Parada de domingo atrai outros eventos

Arquivo A exemplo do ano passado, Parada Gay deve reunir milhões em SP

SÃO PAULO - Já está tudo encaminhado para a 9ª Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) 2005 em São Paulo. Com o tema ''Parceria civil já! Direitos iguais: nem mais, nem menos'', o movimento deve reunir amanhã, a partir das 11h, dois milhões de pessoas - entre eles 400 mil turistas, que devem gastar perto de R$ 150 milhões - na Avenida Paulista. A concentração está prevista entre a Gazeta e o Masp e a partir das 14h, 20 trios elétricos seguirão rumo à Rua da Consolação até a Avenida Ipiranga, onde a parada será encerrada.

Enquanto isso, eventos já adiantam o clima da festa de domingo. Hoje, acontece a 3ª Caminhada de Lésbicas, Bissexuais e Simpatizantes na avenida Paulista, que espera reunir 3 mil participantes.

O ato parte às 15h do vão livre do Masp e tem como tema ''Com direito não se brinca. Pão, Circo e Cidadania''. Serão distribuídos exemplares da Constituição. Entre as reivindicações do movimento estão o direito à guarda dos filhos e a atenção à saúde integral da lésbica.

A caminhada é promovida pelos grupos Umas & Outras e Mo.Le.Ca (Movimento de Lésbicas de Campinas) e patrocinada pelo Global Fund for Women. No ano passado, a caminhada reuniu cerca de 2.000 mulheres na avenida Paulista. Na quinta-feira foi realizada a ''Feira Cultural'', com mais de 30 tendas com artesanato, artigos de antiquários, design e moda.

Ainda hoje, o parque de diversões Playcenter vai promover o Gay Day. Os organizadores têm expectativa de receber até 10 mil pessoas que poderão aproveitar as atrações do parque e ouvir os DJs convidados, que irão se apresentar a partir das 11h.

Na passeata de domingo, já está confirmada a presença da cantora baiana Daniela Mercury. Já a paraense Fafá de Belém, que abriria a parada, cantando o hino nacional, informou ontem o cancelamento de sua participação no evento.

- Ela está super chateada. Queria muito vir, mas não conseguiu remarcar a passagem. Ela chegará a São Paulo só domingo à noite - disse Alexandre Silpes, assessor de imprensa da cantora. Fafá está em Lisboa, Portugal, há três semanas, onde estreou a turnê do show Tanto Mar, do CD homônimo dedicado à obra de Chico Buarque.

A parada gay de São Paulo, que já é considerada a maior parada gay do mundo e no ano passado, foi reconhecido como um movimento pacífico, pois não houve um registro de ocorrência policial ou médica.

A parada é o principal evento de uma grande programação que se estende por todo o mês de maio. Durante a programação, além da festa, haverá debates, exposições e serão exibidos filmes. O Ministerio da Saúde é um dos patrocinadores do evento em função das campanhas de educação e de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.