Título: Marisa é esquecida no carro
Autor: Claudia Mancini
Fonte: Jornal do Brasil, 28/05/2005, País, p. A2

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Tóquio incluiu uma visita ao imperador Akihito, no Palácio Imperial. Logo na chegada, uma situação constrangedora para sua mulher, Marisa Letícia: um funcionário do Palácio Imperial abriu a porta do carro do lado do presidente, mas isso não ocorreu com a primeira dama, que ficou sozinha dentro do veículo aguardando que lhe fizessem o mesmo. Ela teve de sinalizar a um segurança da comitiva brasileira que lhe abrisse a porta.

Lula, Marisa e integrantes da comitiva brasileira almoçaram com o imperador e sua mulher, a imperatriz Michiko. Na sala do almoço havia 30 lugares. O presidente sentou-se no parte central da mesa, ao lado da imperatriz e de frente para Marisa Letícia e Akihito.

Akihito é o 125º imperador do Japão e sua esposa é a primeira imperatriz que não tem passado nobre. O palácio, de belos jardins, longos corredores e decoração simples e muito elegante, foi destruído na Segunda Guerra Mundial, sendo reconstruído em seguida. Uma orquestra de cerca de 25 músicos tocou durante o almoço.