Título: Parada misteriosa do Big Ben intriga londrinos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 29/05/2005, internacional, p. A15

LONDRES - Marca tão importante no império britânico quanto a família real e referência mundial em precisão e pontualidade, o famoso relógio do Parlamento britânico, Big Ben, parou misteriosamente de funcionar na noite de sexta-feira durante mais de uma hora. Um dos engenheiros do Palácio de Westminster, às margens do rio Tâmisa, disse ontem que não se sabe o motivo da repentina e misteriosa parada.

- Pensou-se inicialmente numa falha mecânica, mas o relógio voltou a funcionar sozinho - , declarou.

O problema começou às 22h07, quando o ponteiro de minutos parou. Depois, começou a se movimentar lentamente, e parou novamente às 22h20. No total o relógio, de 147 anos, ficou parado durante 90 minutos - tempo em que não houve badaladas nem nos quartos de hora nem nas mudanças de hora.

Uma possível causa seriam as altas temperaturas registradas nesta sexta-feira na capital britânica, quando a máxima chegou a 31,8º C, no dia de maio mais quente de Londres desde 1953.

Para se ter uma idéia do que significa o episódio, os britânicos se orgulham do fato de que o Big Ben não parou de funcionar nem sob os ferozes bombardeios da Força Aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Foram poucas as vezes que o relógio deixou os londrinos na mão. Em 1962, o relógio marcou o ano novo com 10 minutos de atraso por causa da acumulação de neve, e em 1976, parou, quando uma peça da maquinaria quebrou. O Big Ben também teve problemas de funcionamento outras duas vezes em 1997, 24 horas antes da eleição que levou ao poder o premier britânico Tony Blair, e três semanas depois.

Big Ben é o apelido do sino de treze toneladas do relógio, batizado em memória a Benjamin Hall, o comissário de Obras durante a construção da torre gótica onde está instalado. O nome oficial da torre, de 105 m, é St. Stephen. Ela só teve a obra de construção concluída em 1858 - após um incêndio em 1834 que destruiu grande parte do Palácio de Westminster.