Título: Severino vai cortar ponto de deputados faltosos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/06/2005, País, p. A4
Presidente da Câmara culpa lideranças partidárias pela paralisia da Casa
BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou que vai cortar o salário dos deputados faltosos e anunciou que antecipará em uma hora as sessões de votação. As medidas, segundo ele, é mais uma tentativa para desobstruir as votações na Casa. - Amanhã (hoje), por exemplo, vamos ter que votar muita coisa aqui. Às 16h, abrirei a sessão botando em votação e quem não estiver presente, vai ter falta - afirmou.
Severino disse ainda que a paralisia das votações na Câmara é responsabilidade dos líderes partidários.
- A culpa não é exatamente dos deputados. A culpa é dos líderes, que estão interrompendo o funcionamento - disse.
A pauta da Casa está trancada por sete medidas provisórias (MPs) e dois projetos de lei. Vencido o prazo de tramitação das MPs, elas ganham prioridade de votação sobre outras propostas e passam a trancar a pauta.
Para Severino, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar denúncias nos Correios não pode se transformar em palco político. Afirmou também que não será preciso convocar sessão extraordinária em julho e que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser votada até o final do mês.
- Precisamos da LDO, senão vai parar o país - disse.
O presidente do PFL, Jorge Bornhausen, disse que a oposição vai obstruir a votação da LDO, caso o governo tente impedir a instalação da CPI dos Correios. O prazo para votação da LDO é até o dia 28.