Título: Políticas públicas contra o tabaco
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 01/06/2005, País, p. A5

No Dia Mundial Sem Tabaco, o governo federal prometeu oferecer na rede pública de saúde, até o segundo semestre, antidepressivos, gomas de mascar e adesivos com nicotina para os fumantes que desejam largar o vício. Segundo o ministro da Saúde, Humberto Costa, os antidepressivos já estão sendo oferecidos.

- Estamos concluindo a aquisição de todos os medicamentos que são utilizados pelas pessoas que desejam abandonar a dependência da nicotina. Adquirimos os antidepressivos. Temos um milhão de comprimidos e nos próximos dias vamos adquirir mais 800 mil - anunciou.

A distribuição da goma de mascar e do adesivo de pele depende da realização de um pregão que, segundo Costa, acontecerá nos próximos dias.

- Isso vai estar disponível nos próximos meses nos 900 espaços de atendimento de dependentes da nicotina.

O ministro fez as declarações após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em que defendeu a aprovação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Sobre a legalização da maconha, Costa voltou a defender a descriminalização do usuário.

- Entendemos que quem consome não pode ter o mesmo tipo de tratamento que um traficante, que é de fato um criminoso. Se é um dependente, precisa ser tratado como alguém que requer atenção médica.