Título: Eduardo Jorge faz lobby contra procuradora
Autor: Daniel Pereira e Tina Vieira
Fonte: Jornal do Brasil, 29/05/2005, País, p. A6

BRASÍLIA - O ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira está operando nos bastidores do Congresso para convencer os senadores a derrubar a indicação da procuradora Janice Ascari para o Conselho Nacional do Ministério Público. Trata-se de um acerto de contas, segundo parlamentares de diferentes partidos. Eduardo Jorge nega. Diz que está apenas prestando um serviço à sociedade ao alertar o Legislativo da suposta falta de qualificação da procuradora para o cargo. De acordo com fontes do PSDB, Eduardo Jorge, que foi homem forte da articulação política durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, ameaça se voltar contra o partido caso os tucanos não lhe apóiem na empreitada. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a tendência é o partido aprovar a indicação de Janice Ascari ao Conselho, em votação prevista para a próxima semana. Na última quarta-feira, Virgílio teria um encontro com o procurador-geral da República, Claudio Fonteles, para tratar das restrições feitas por Eduardo Jorge a Janice Ascari.

Eduardo Jorge alega que a procuradora mentiu sobre ele ao depor no Senado a respeito do esquema de corrupção que desviou R$ 169 milhões da obra do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). Na ocasião, teria sugerido, de forma leviana, a participação dele no esquema. O ex-secretário-geral da Presidência também afirma que Janice Ascari represou ações contra sonegadores fiscais até que prescrevessem. E diz que a procuradora está sob investigação do Ministério Público de São Paulo, devido a suposto vazamento de informações constantes de processos que correriam em sigilo de Justiça.

- Não sei as razões que levam o senhor Eduardo Jorge a fazer isso. Sei da minha lisura. Se o único projeto da vida dele é esse, não posso fazer nada - afirmou Janice.

A procuradora recebeu 72% dos votos em eleição realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República para a escolha da lista tríplice destinada ao Conselho. A associação está trabalhando para derrubar o lobby de Eduardo Jorge.

- A procuradora preenche todos os requisitos exigidos para o cargo e sua indicação não pode ficar submetida a uma interferência externa que leva em conta critérios que não são os corretos neste tipo de escolha - afirmou o presidente da ANPR, Nicolao Dino.

Segundo um parlamentar próximo a Eduardo Jorge, o ex-secretário-geral da Presidência alimenta sede de vingança contra os que considera seus inimigos. Em março do ano passado, por exemplo, Fonteles aceitou um recurso de Eduardo Jorge e determinou ao corregedor-geral do Ministério Público, Wagner Gonçalves, que entregasse ao ex-secretário-geral da Presidência cópias das decisões que arquivaram representações dele contra os procuradores da República Guilherme Schelb e Luiz Francisco de Souza.