Título: Sepetiba lidera expansão
Autor: Daniele Carvalho e João Paulo Engelbrecht
Fonte: Jornal do Brasil, 01/06/2005, Economia e negócios, p. A22

Mais moderno e com espaço disponível para expansão, o Porto de Sepetiba ocupa área de 7,4 milhões de metros quadrados e é, segundo o Ministério dos Transportes, o porto que mais cresce na América Latina. No ano passado, frente a 2003, a expansão foi de 27% na carga movimentada, de 25 milhões de toneladas. Para este ano, espera-se a movimentação de 32 milhões de toneladas. Apesar do forte crescimento, hoje, as atividades portuárias não chegam a ocupar 35% do potencial do complexo portuário. Mas este cenário deve mudar, já que a previsão é de que, dentro dos próximos 36 meses, haja investimentos privados no valor de US$ 626 milhões na área, de acordo com o Programa de Arrendamento de Novas Áreas.

Deverão ser desenvolvidos 14 novos projetos no complexo portuário, com a construção de outros terminais para movimentação de cargas especiais, granéis líquidos, granéis sólidos, granéis agrícolas e carga geral, reparos navais e áreas operacionais. A previsão é de gerar 3.060 empregos diretos e 12.800 indiretos.

Antes disso, Docas está promovendo revisões nos contratos de arrendamento, o que garante, já, a ampliação da atividade econômica. Exemplos disso: o terminal arrendado pela CSN, que tradicionalmente movimenta alumina, está sendo ampliado para poder movimentar também minério de ferro, criando uma opção de escoamento para outros mineradores que não sejam do grupo Vale do Rio Doce.