Título: Empresas convergem fixo/móvel
Autor: Marcela Canavarro
Fonte: Jornal do Brasil, 30/05/2005, Internet, p. A23
O lançamento da Brasil Telecom GSM, a operadora de telefonia celular da Brasil Telecom, há seis meses, deve significar, em quatro anos, uma economia de 30% apenas em tarifas de interconexão. O grupo planeja lançar em junho um telefone convergente - que permite o acesso tanto à rede fixa quanto à de celular. Os anúncios foram feitos pelo presidente da Brasil Telecom GSM, Ricardo Sacramento, no Rio Wireless.
Um dos serviços desta investida mais festejados pela Brasil Telecom foi o Cell Fix, que transformou os orelhões das áreas cobertas pela operadora em uma espécie de telefone convergente, que identifica a rede mais vantajosa para o usuário, reduzindo o preço das ligações.
Apesar de proibida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a prática parece ter inspirado a concorrente Telemar. Esta semana, o grupo anunciou o Oi Total, que permite ao usuário usar créditos do cartão da Oi em telefones fixos e orelhões da Telemar.
- Este produto reforça a estratégia de sinergia entre diversos serviços de telecomunicações do grupo Telemar - afirma o diretor de Marketing da Oi, Alberto Blanco.
Segundo Sacramento, atualmente, 42% dos custos totais da Brasil Telecom vão para as tarifas de interconexão, principal razão para a estratégia de convergência fixo-móvel da operadora. (M.C.)