Título: Nova Rodoviária deve operar em 2006
Autor: Guilherme Queiroz
Fonte: Jornal do Brasil, 31/05/2005, Brasília, p. D1

A Rodoferroviária tem data definida para ser desativada. A partir de 30 de março de 2006, o atual e combalido terminal rodoviário do Distrito Federal será substituído pela nova Rodoviária Interestadual, que o GDF construirá a 150 metros da Estação ParkShopping do Metrô. Ao todo, serão gastos R$ 25 milhões para que seja suprida a demanda de passageiros durante os próximos 25 anos. O projeto foi anunciado ontem pelo governador Joaquim Roriz e as obras começam em 30 de julho. O terminal será construído às margens da BR-450 (Via Epia), rodovia que forma o eixo norte-sul do DF (veja mapa). A localização foi definida para integrar o transporte interestadual com o sistema metropolitano, principalmente pela proximidade com o Metrô, que se interligará à Rodoviária por uma passarela coberta com 150 metros de extensão, sem desníveis para facilitar o transporte de bagagens pelos passageiros.

- Já mandei colocar na placa inaugural a data de 30 março de 2006. Serão oito meses de obras - garante Roriz.

Quando a nova Rodoviária estiver pronta, o GDF garante que os problemas de conforto enfrentados pelos passageiros na Rodoferroviária estarão superados. Os 420 ônibus interestaduais que aportam hoje no DF serão distribuídos nas 32 baias no terminal - hoje são apenas 13. A configuração do espaço interno da Rodoviária, com um vão de 75 metros de largura máxima, poderá comportar sem aperto os 3 mil passageiros que circulam atualmente pela Rodoferroviária.

- Nós projetamos a Nova Rodoviária para comportar a demanda projetada para os próximos 25 anos, que chegará a 9 mil passageiros por dia. Ou seja, o triplo da capacidade da Rodoferroviária - explica o secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli.

A obra, que será licitada nas próximas semanas, prevê a construção de uma estrutura metálica, sustentada por cabos de aço presos a quatro grandes pilares. O interior da estrutura promete oferecer alternativas aos passageiros, com uma praça de alimentação para 180 pessoas e 33 espaços reservados para o comércio (veja quadro). A climatização será natural, sem uso de sistema de ar-condicionado central.

O GDF vai terceirizar a exploração do novo terminal para a iniciativa privada e a licitação será também será aberta nas próximas semanas. Outra obra que será executada é um conjunto de intervenções viárias para auxiliar o acesso de ônibus à Nova Rodoviária. Estão previsto dois viadutos e um conjunto de vias, orçados em R$ 5 milhões, para facilitar a entrada e saída de ônibus sem complicar o já movimentado trânsito da Via Epia. Não há garantiasm, entretanto, que a obra esteja pronta na inauguração do novo terminal.

- Ainda não podemos prever que tudo esteja pronto ao mesmo tempo - salientou Filippelli.