Título: Inquérito chega à Justiça
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/06/2005, Brasília, p. D8

Operação indicia 106 por fraudes em concursos

O inquérito sobre as fraudes em concursos e vestibulares no DF e em pelo menos mais três estados foi enviado ontem à Terceira Vara Criminal do Tribunal de Justiça. O Ministério Público tem cinco dias para apresentar denúncia contra as 106 pessoas indiciadas. Cibele de Paula Silva, presa por engano na prova para agente penitenciário federal, no mês passado, não aparece entre os acusados. O diretor de Comunicação da Polícia Civil do DF, delegado Miguel Lucena, afirmou que, apesar do inquérito ter sido concluído, as investigações continuam.

- Quando os réus estão presos, o prazo para a conclusão do inquérito é de dez dias - afirma Lucena.

A quebra do sigilo bancário e fiscal dos acusados foi solicitada e Lucena avisa que todos os bens comprovadamente adquiridos de forma ilícita serão confiscados. Dos 106 acusados de estelionato, 29 serão indiciados também por formação de quadrilha. Eles são acusados de de compor o núcleo da máfia dos concursos.

Até a noite de ontem, o secretário de Educação de Valparaíso (GO), major Bonaldo Barbosa, e outros quatro suspeitos continuavam foragidos. Os mandados de prisão preventiva devem ser cumpridos pela Polícia Federal, pois os procurados estão fora do DF. O fiscal tributário André Artur Ferreira de Almeida foi preso ontem em Mato Grosso e trazido para Brasília. Almeida deporá hoje no Departamento de Polícia Especializada. O professor Benedito Aquelino da Silva, que já estava preso em Cuiabá, deveria ter vindo junto com Almeida, mas devido a problemas de saúde, os policiais optaram por deixá-lo no Mato Grosso. Todos os acusados estão sendo trazidos para Brasília, pois a coordenação da operação, denominada Galileu, é da Polícia Civil do DF.

O secretário de Educação Bonaldo Barbosa tinha até ontem para se apresentar ao Comando Geral da PM-GO e evitar a abertura do processo de deserção, mas isso não aconteceu. O major é apontado como um dos principais integrantes da quadrilha, responsável pelo recrutamento de candidatos.