Título: PF prende comparsa de 'Beira-Mar'
Autor: Ana Paula Verly
Fonte: Jornal do Brasil, 02/06/2005, Rio, p. A14

Traficante trazia drogas de São Paulo Policiais federais prenderam ontem, no Rocha, na Zona Norte, Cristiano de Sá Silva, o Abelha ou Pablo, 33 anos, apontado como um dos principais fornecedores de drogas para as favelas controlados pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). Ele era responsável por trazer maconha e cocaína de São Paulo em carros de passeio, pela Rodovia Presidente Dutra, para distribuir, principalmente, no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Favela do Jacaré, e na Região dos Lagos. De acordo com a polícia, Abelha seria braço direito do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, preso em 2001.

- Ele é um contato de rua do traficante, por ter trânsito dentro das favelas, onde fecha o negócio com compradores - disse um policial, identificado apenas como Cláudio.

Policiais da delegacia da Polícia Federal de Macaé iniciaram há cerca de três meses a investigação que culminou na prisão de Abelha. Ele foi detido por volta das 20h30 de terça-feira, em um bar na Rua Flack, no Rocha, próximo ao edifício para onde sua mulher havia se mudado no sábado.

- Seguimos o caminhão de mudança e chegamos ao alvo - explicou o agente, acrescentando que o traficante vivia no Jacaré e que ele não resistiu à prisão.

Abelha é condenado a quatro anos e seis meses de reclusão por porte ilegal de armas. Contra ele, há ainda dois mandados de prisão expedidos pela 34ª Vara Criminal por tráfico. De acordo com a polícia, além de atuar no eixo São Paulo - Rio, ele fazia distribuições em larga escala na Região dos Lagos e na Baixada Litorânea.

Em duas operações realizadas em março, a PF apreendeu 112 quilos de maconha em rodovias do estado, trazidas por mulas de Abelha, em fundos falsos de carros.

- Ele trazia cerca de 100 quilos de maconha e cinco de cocaína por semana, chegando a movimentar até R$ 100 mil - disse Cláudio.

O traficante foi levado ontem para o Presídio Ary Franco, em Água Santa. De acordo com a inspetora Marina Maggessi, da Polinter, os traficantes têm optado por transportar pequenas quantidades de drogas, temendo a apreensão de grandes cargas pela polícia.

- Caminhonetes e Saveiros são muito usadas. Eles escondem a droga na lanterna traseira e nos forros dos bancos. Sem interceptação telefônica ou denúncia, ninguém pega - explicou Marina, informando que 90% da droga comercializada no estado chega de São Paulo, pela Dutra.

Em 2002, Abelha foi preso com uma pistola, graças a uma interceptação telefônica em que ele falava sobre o transporte de 12 toneladas de maconha, procedentes de São Paulo. A maior parte pertenceria a Beira-Mar e seria entregue no Turano. Em 2003, ele teve um um carregamento de 702 quilos de maconha apreendido pela PF na Dutra.